Checklist de operação e uso de uma motocicleta
Uma das formas mais simples de executar verificações e através de Checklists. Os checklists são fundamentais em muitos procedimentos. A aviação é um grande exemplo de uso de checklists, pois absolutamente TUDO que é feito em uma aeronave é controlado por pelo menos um checklist. Esta é uma prática que poderia ser adotada na operação de qualquer tipo de máquina, inclusive carros e motos.
Os manuais da maioria das motos já possuem procedimentos parecidos com checklists, mas pouca gente leu aquilo, e menos gente ainda aplica isso ao dia a dia. Geralmente, a pessoa só enfia a chave na moto, liga e sai andando.
Então, eu resolvi por conta própria criar alguns checklists que podem ser fixados na sua geladeira e na parede da sua garagem, e que são excelentes guias passo-a-passo para você verificar se você e sua moto estão em condições de rodar. É excelente para quem usa pouco a moto, ou para quem usa ou mantém motos de frota. Vamos lá:
Antes de sair de casa
- Estado de saúde do piloto e garupa: Verificar (Doente?)
- Estado fisiológico do piloto e garupa (Fome, Sede, Banheiro, Estado Emocional): Verificar
- Condições climáticas e previsão do tempo: Verificar (para escolher o equipamento adequado)
- Condições dos equipamentos (Capacetes, Jaquetas, Luvas, Calça e Botas, Protetor de coluna, balaclava e protetores adicionais): Verificar
- Documentos pessoais e da moto: Verificar
- Dinheiro para abastecer e para emergências: Verificar
- Portando os documentos e o dinheiro: Verificar
Antes de ligar a moto
- Capa da moto: Remover (Se houver)
- Travas e cadeados: Remover (Se houver)
- Condições das carenagens e tampas da moto: Verificar
- Condições dos pneus (centro e bordas, ressecamento, estado visual): Verificar
- Condições das pastilhas e/ou lonas de freio: Verificar
- Ajuste do varão do freio traseiro e do(s) cabo(s) de aço do(s) freio(s) (se houver): Verificar e ajustar caso necessário
- Nível de fluído de freio (se houver): Verificar
- Nível do fluído da embreagem (se houver): Verificar
- Ajuste do cabo da embreagem (se houver): Verificar e ajustar caso necessário
- Nível de óleo do motor: Verificar e completar se necessário
- Nível de fluído da bateria (se não for selada): Verificar
- Estado da transmissão secundária (Coroa, corrente e pinhão)(se houver): Verificar
- Ajuste da transmissão secundária: Verificar e ajustar caso necessário
- Nível de líquido no radiador: Verificar e completar caso necessário
- Posição do interruptor do farol e dos piscas: Desligado (se houver)
- Interruptor de emergência e segredo (se houver): Ligado
- Nível de combustível: Verificar
- Torneira de combustível: Ligada (On) ou Res (Reserva)
- Chave geral da moto: Ligada
- Funcionamento inicial da moto (auto-teste do painel, luz da injeção eletrônica, ajuste do YPVS, etc): Verificar
- Acionamento do afogador (se houver): Ligado (se o motor estiver frio), Desligado (se estiver quente)
- Posição do Cãmbio (se houver): Neutro
- Manete da embreagem (se houver): Acionado
- Manete de freio: Acionado
- Motor da moto: Ligado
- Manete de embreagem e de freio: Liberado
- Ruido normal de funcionamento do motor: Verificar
- Funcionamento dos farois alto e baixo, piscas, buzina, lanterna, luz de freio, luz da placa e luzes do painel: Verificar
Antes de sair da garagem
- Equipamento do piloto e do garupa: Verificar
- Temperatura mínima de marcha (ver se a moto já esquentou): Verificar
- Afogador (se houver): Desligado
- Interruptor do Farol: Ligado
- Cavalete lateral ou central: Retraído
- Pedaleiras do garupa: Retraidas (caso não vá usa-las) ou Expostas (caso vá usa-las)
Depois de sair da garagem
- Espelhos retrovisores: Verificar a ajustar caso necessário
- Calibragem dos pneus: Verificar e ajustar caso necessário
- Nível de combustível: Verificar e completar caso necessário
- Lâmpadas de farol alto e baixo, piscas, lanterna, freios, placa e painel: Providenciar troca caso necessário
- Fluídos de freio, embreagem, motor e radiador: Providenciar troca/ajuste caso necessário
- Pneus: Providenciar troca caso necessário
- Pastilhas e lonas de freio: Providenciar troca caso necessário
- Carenagens e tampas: Providenciar troca ou instalação caso necessário
- Transmissão secundária: Providenciar troca caso necessário
Antes de desligar a moto
- Ruido normal de funcionamento do motor: Verificar
- Funcionamento dos farois alto e baixo, piscas, buzina, lanterna, luz de freio, luz da placa e luzes do painel: Verificar
Antes de abandonar a moto
- Chave geral da moto: Desligada
- Cavalete central ou lateral: Estendido
- Pedaleiras do garupa: Retraidas
- Interruptor do Farol e piscas: Desligado
- Torneira de combustível: Desligada (Off)
- Interruptor de emergência e segredo (se houver): Desligado
- Travas e cadeados (se houver): Colocar
- Quilometragem da moto: Verificar e anotar mentalmente
- Capa: Colocar (apenas depois que o motor esfriar)
Ao chegar em casa
- Condições dos equipamentos: Verificar, Limpar e Ajustar. Providenciar troca caso necessário
- Revisão especializada: Verificar (com a quilometragem) e agendar se for o caso
Neste checklist eu não tratei os filtros de ar, óleo, fluidos e ajustes de suspensão pois ficaria muito complicado para ver isso em casa. Isso fica por conta da revisão especializada.
Pode parecer muita coisa, mas pode ter certeza que estes itens podem ser verificados em poucos minutos, e garantem uma pilotagem segura, confortável e tranquila. Além disso, mesmo com tantos itens, eu ainda posso ter esquecido de alguma coisa. Portanto, se você lembrar de alguma coisa, deixe um comentário e eu atualizo o Checklist. Não deixe de comentar também o que achou!