Yamaha YS250 Fazer 2012 – Mas já?
Pois é, foi o que vi agora a pouco. A Yamaha já lançou, em Fevereiro de 2011, a versão 2012 da sua 250 mais vendida.
Eu sinceramente não sei mais o que pensar da Yamaha. O pessoal lá está ficando meio louco. Se você acabou de comprar uma Fazer 2011, achando que ela seria “nova” por muito tempo, se deu mal… Ela não é mais a moto do ano.
Bom, deve ter um bom motivo pra isso né? Talvez seja um modelo reestilizado (lembre-se, ela foi reestilizada ano passado!), mas não… É igualzinha a do ano passado. Só mudaram as cores.
Bom, qual a razão então para lançar a moto 2012 em Fevereiro de 2011? Não sei… Nem faço ideia.
Mas vamos lá. A Yamaha YS250 Fazer, mais conhecida apenas como Fazer 250, é uma moto Street de 250cc. Apresenta uma ótima relação custo-benefício, sendo ideal para uso urbano diário, já que é econômica, possui excelente autonomia e motor com boa potência para encarar até pequenas viagens.
O câmbio de 5 marchas é bem escalonado para o motor e a proposta da moto. O motor de 250cc e 21cv de potência é o mesmo de 2005, mas a injeção eletrônica foi modificada em 2009, ganhou sensor de oxigênio e com isso a emissão de gases poluentes caiu a níveis ridiculamente baixos.
Sua principal concorrente, ao meu ver, é a CB300R, que tem motor maior mas é mais cara. Outra moto que pode ser considerada uma concorrente é a Comet 250 EFI (a Naked, não a carenada).
A versão 2012 é igual a 2011… Quero dizer, a 2011 “nova”, pois houve duas “Fazer 2011”… A outra era a “Limited Edition”, que de uma forma curiosa, foi a segunda leva de “Fazer Limited Edition”, sendo a primeira lançada em 2008, ainda no modelo antigo. Enfim, ela é igual a 2011, mudando apenas as cores disponíveis. Agora as cores são Preta, Vermelha e Roxa.
A Fazer 250 2012 já pode ser encontrada em toda a rede de autorizadas da Yamaha, e o preço médio é de R$ 11.700,00 em São Paulo.
Ficha técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, monocilindro, 2 válvulas, OHC, refrigeração a ar com radiador de óleo. |
Cilindrada | 250cc |
Diâmetro x Curso | 74x58mm |
Taxa de compressão | 9.8:1 |
Potência máxima | 21cv @ 8.000 RPM |
Torque máximo | 2,1 kgf.m @ 6.500 RPM |
Marcha Lenta | 1.300 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 1,5 litros |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Tanque de combustível | 19,2 litros (sendo 4,5 reserva) |
Eletrônica | |
Ignição | CDI/ECU |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V 6AH selada |
Farois | 12 V 55/60W H4 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
Câmbio | Manual sequencial de 5 velocidades |
Redução final | 45/15 |
Transmissão final | Corrente |
Quadro | |
Tipo | Berço duplo em aço |
Dimensões | |
Comprimento | 2.065 mm |
Largura | 745 mm |
Altura | 1.065 mm |
Distância mínima do solo | 190 mm |
Distância entre eixos | 1.360 mm |
Caster | 25º 30′ |
Raio de curva | 2,4 m |
Altura do assento | 805 mm |
Peso seco | 137 kg |
Peso em ordem de marcha | 153 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico. Curso de 120 mm |
Traseira | Monoamortecida. Curso de 120mm |
Roda dianteira | De liga leve, 17 polegadas |
Roda traseira | De liga leve, 17 polegadas |
Pneu dianteiro | 100/80 17 M/C 52S sem câmara |
Pneu traseiro | 130/70 17 M/C 62S sem câmara |
Freio dianteiro | Disco ventilado de 282 mm mordido por pinça de 2 pistões. |
Freio traseiro | Disco ventilado de 220 mm mordido por pinça de 1 pistão. |
Cores (2012) | Preta, Vermelha e Roxa |