Suzuki Yes 125 SE 2011
A Suzuki (do Brasil) apresentou no inicio do ano a sua linha de motos pequenas 2011: A Intruder 125 e a EN 125 Yes, ou apenas Yes 125, mas inclui também a Yes 125 SE, de Série especial. Hoje vou falar da Yes.
Suzuki Yes 125 SE 2011 Amarela
A Yes é uma pequena moto urbana com motor 125cc de 4 tempos refrigerado a ar. A característica mais marcante dela é o tamanho, um pouco menor do que o de suas concorrentes. Acho que isso acontece pois na verdade a Yes é um projeto chinês, tendo inclusive a maioria de suas peças importadas da china.
O principal chamariz da Suzuki Yes é o fato de ela ser completíssima e não ter opcionais. A moto já vem de fábrica com bagageiro, cavalete central, suporte para pedaleiras do garupa em alumínio, rodas de liga leve, freio a disco na roda dianteira com pinça de 2 pistões, painel de instrumentos com marcador de combustível, de marchas, tacômetro, e hodômetro parcial e total. Essas características conferem a Yes uma ótima relação custo-benefício.
Desde 2010, e inclusive na nova versão 2011, o carburador foi substituído pelo Mikuni a vácuo, que é um tipo de carburador um pouco mais moderno, garantindo um desempenho melhor e mais economia. Contudo, a Suzuki não parece estar interessada em substituir o velho carburador por um sistema de injeção eletrônica em sua pequena street.
Carburador a vácuo Yes 2011
Além do carburador, o escapamento foi trocado por um modelo de aparência mais esportiva. Eu achei bem bacana desse jeito!
Novo protetor de escapamento Yes 2011
Em 2011, a Suzuki introduziu também a linha SE, que é a mesma Yes, porém, com grafismos diferentes e com uma opção de cor a mais: Amarela. As outras 4 cores (Azul, Preta, Prata e Vermelha) também estão disponíveis na versão SE.
Suzuki Yes 125 SE 2011 Azul
Suzuki Yes 125 SE 2011 Prata
Suzuki Yes 125 SE 2011 Preta
Suzuki Yes 125 SE 2011 Vermelha
Eu tenho uma Suzuki Yes 2008, e uso diariamente para ir e vir do trabalho. Apesar de não ter a melhor qualidade e conforto, ela cumpre o que se propõe: Ser uma moto barata, confiável e econômica. Há alguns testes da Yes aqui no Motos Blog caso queira conferir:
- Suzuki EN 125 Yes 2008 – Teste completo
- Suzuki EN125 Yes 2008 com 12.000 km – Teste Completo
- Suzuki EN125 Yes 2008 com 40.000 km – Teste Completo
Em 2011, as cores disponíveis são Preta, Prata, Azul e Vermelha, e também a Amarela na versão SE. O preço sugerido da Yes 125 SE 2011 é de R$ 5.758,00, e ela pode ser encontrada em toda a rede de concessionários Suzuki.
Ficha técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, monocilindro, 2 válvulas, OHC, refrigeração a ar. |
Cilindrada | 125 cm³ |
Diâmetro x Curso | 57,0 x 48,8 mm |
Taxa de compressão | 9,2:1 |
Potência máxima | 12cv @ 9.000 RPM |
Torque máximo | 1,14 kgf.m @ 6.000 RPM |
Marcha Lenta | 1.500 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 1,1 litros |
Combustível | |
Alimentação | Carburador a Vácuo Mikuni BS25 |
Tanque de combustível | 14 litros |
Eletrônica | |
Ignição | CDI |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V 5AH |
Farois | 12 V 35/35W H4 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo automática |
Câmbio | Manual sequencial de 5 velocidades |
Transmissão final | Por corrente |
Quadro | |
Tipo | Tubular em aço |
Dimensões | |
Comprimento | 1.945 mm |
Largura | 735 mm |
Altura | 1.070 mm |
Distância mínima do solo | 160 mm |
Distância entre eixos | 1.265 mm |
Altura do assento | 735 mm |
Peso em ordem de marcha | 128 kg |
Capacidade máxima de carga | 160 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico. |
Traseira | Dois amortecedores em braço oscilante. Ajuste de pré-carga da mola. |
Roda dianteira | De liga leve, 18 polegadas. |
Roda traseira | De liga leve, 18 polegadas. |
Pneu dianteiro | 2.75-18-42P, sem câmara |
Pneu traseiro | 90/90-18 57P, sem câmara |
Freio dianteiro | Disco simples ventilado de 240mm de diâmetro mordido por pinça deslizante de 2 pistões. |
Freio traseiro | Tambor de 130 mm |
Cores (2011) | Amarela, Preta, Prata, Vermelha ou Azul |