Suzuki Yes 125 SE 2011
A Suzuki (do Brasil) apresentou no inicio do ano a sua linha de motos pequenas 2011: A Intruder 125 e a EN 125 Yes, ou apenas Yes 125, mas inclui também a Yes 125 SE, de Série especial. Hoje vou falar da Yes.
A Yes é uma pequena moto urbana com motor 125cc de 4 tempos refrigerado a ar. A característica mais marcante dela é o tamanho, um pouco menor do que o de suas concorrentes. Acho que isso acontece pois na verdade a Yes é um projeto chinês, tendo inclusive a maioria de suas peças importadas da china.
O principal chamariz da Suzuki Yes é o fato de ela ser completíssima e não ter opcionais. A moto já vem de fábrica com bagageiro, cavalete central, suporte para pedaleiras do garupa em alumínio, rodas de liga leve, freio a disco na roda dianteira com pinça de 2 pistões, painel de instrumentos com marcador de combustível, de marchas, tacômetro, e hodômetro parcial e total. Essas características conferem a Yes uma ótima relação custo-benefício.
Desde 2010, e inclusive na nova versão 2011, o carburador foi substituído pelo Mikuni a vácuo, que é um tipo de carburador um pouco mais moderno, garantindo um desempenho melhor e mais economia. Contudo, a Suzuki não parece estar interessada em substituir o velho carburador por um sistema de injeção eletrônica em sua pequena street.
Além do carburador, o escapamento foi trocado por um modelo de aparência mais esportiva. Eu achei bem bacana desse jeito!
Em 2011, a Suzuki introduziu também a linha SE, que é a mesma Yes, porém, com grafismos diferentes e com uma opção de cor a mais: Amarela. As outras 4 cores (Azul, Preta, Prata e Vermelha) também estão disponíveis na versão SE.
Eu tenho uma Suzuki Yes 2008, e uso diariamente para ir e vir do trabalho. Apesar de não ter a melhor qualidade e conforto, ela cumpre o que se propõe: Ser uma moto barata, confiável e econômica. Há alguns testes da Yes aqui no Motos Blog caso queira conferir:
- Suzuki EN 125 Yes 2008 – Teste completo
- Suzuki EN125 Yes 2008 com 12.000 km – Teste Completo
- Suzuki EN125 Yes 2008 com 40.000 km – Teste Completo
Em 2011, as cores disponíveis são Preta, Prata, Azul e Vermelha, e também a Amarela na versão SE. O preço sugerido da Yes 125 SE 2011 é de R$ 5.758,00, e ela pode ser encontrada em toda a rede de concessionários Suzuki.
Ficha técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, monocilindro, 2 válvulas, OHC, refrigeração a ar. |
Cilindrada | 125 cm³ |
Diâmetro x Curso | 57,0 x 48,8 mm |
Taxa de compressão | 9,2:1 |
Potência máxima | 12cv @ 9.000 RPM |
Torque máximo | 1,14 kgf.m @ 6.000 RPM |
Marcha Lenta | 1.500 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 1,1 litros |
Combustível | |
Alimentação | Carburador a Vácuo Mikuni BS25 |
Tanque de combustível | 14 litros |
Eletrônica | |
Ignição | CDI |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V 5AH |
Farois | 12 V 35/35W H4 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo automática |
Câmbio | Manual sequencial de 5 velocidades |
Transmissão final | Por corrente |
Quadro | |
Tipo | Tubular em aço |
Dimensões | |
Comprimento | 1.945 mm |
Largura | 735 mm |
Altura | 1.070 mm |
Distância mínima do solo | 160 mm |
Distância entre eixos | 1.265 mm |
Altura do assento | 735 mm |
Peso em ordem de marcha | 128 kg |
Capacidade máxima de carga | 160 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico. |
Traseira | Dois amortecedores em braço oscilante. Ajuste de pré-carga da mola. |
Roda dianteira | De liga leve, 18 polegadas. |
Roda traseira | De liga leve, 18 polegadas. |
Pneu dianteiro | 2.75-18-42P, sem câmara |
Pneu traseiro | 90/90-18 57P, sem câmara |
Freio dianteiro | Disco simples ventilado de 240mm de diâmetro mordido por pinça deslizante de 2 pistões. |
Freio traseiro | Tambor de 130 mm |
Cores (2011) | Amarela, Preta, Prata, Vermelha ou Azul |