Nova Suzuki DL-650 V-Strom 2012
A V-Strom 650 ganhou cara nova (lá fora) nesta semana!
A Suzuki estava fazendo mistério já a quase 1 mês. Primeiro lançou alguns anúncios que diziam apenas linhas do que seria a nova aventureira de média cilindrada, mas nada mais específico, o que gerou certa expectativa nos mais aficionados.
Depois de uns dias, a o site da Suzuki foi atualizado com algumas fotos borradas da Bigtrail nova. As fotos ainda não diziam muito, mas já se sabia que provavelmente a DL650 atual sofreria alterações.
Eis que finalmente a Suzuki abriu o jogo: trata-se de uma reestilização na V-Strom 650.
A nova DL-650 V-Strom agora tem um visual mais moderno, com novos faróis, novo tanque e novas carenagens, nova ponteira de escape. Mas a moto é basicamente a mesma: O motor é bem parecido e tem as mesmas especificações, e de resto: mesmo chassi, mesmos freios, mesmas rodas e pneus, balança e tudo mais.
Os freios são ABS de série (já eram também no modelo anterior, nos EUA), e o tanque de gasolina ficou 2 litros menor, tendo capacidade para 20 litros agora. A moto ficou mais magra, mais esguia, mais leve, mais longa e mais alta.
Além disso, o painel agora possui velocímetro digital, e um display LCD com informações que podem ser paginadas ao toque de um botão no guidão. Outra novidade é a chave com transponder, um sistema de segurança integrado a moto, que dificulta o furto da mesma.
E uma coisa que gostei bastante foi a remoção do radiador de óleo de trás do escapamento do cilindro dianteiro. Só não sei onde ele foi parar (se é que ele ainda existe).
A altura mínima do solo parece ter sido aumentada também. A impressão que tive é que o cano do escape e o link da suspensão traseira foram melhorados e agora a moto está mais apta a encarar o off-road. Quem diria!
Aparentemente tudo isso é a Suzuki ouvindo o clamor das pessoas pela reestilização da V-Strom. Muitos diziam que seu visual era ultrapassado. Eu sou suspeito para falar, mas não compartilho dessa opinião. De qualquer forma, é bom saber que eles estão atentos a opinião dos clientes. Certamente muita gente vai gostar.
E este também é um indício de que a Suzuki não pensa por enquanto em atualizar a V-Strom de 1000 cilindradas. Esta que serviu de base para a 650 parece ter mesmo perdido o trono para a irmã menor. A menos, é claro, que a Suzuki esteja planejando algo para o segmento das “Premium Maxi-trails”, para concorrer com a Super Ténéré 1200 e companhia limitada.
Aqui no Brasil o novo modelo da V-Strom 650 ainda deve demorar a chegar. Provavelmente só “modelo 2013”, no segundo semestre de 2012. Informações de preço também não foram divulgadas.
Especificações técnicas
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 2 cilindros em V a 90º, 4 válvulas por cilindro |
Cilindrada | 645,15 cm³ |
Diâmetro x Curso | 81 x 62,6mm |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Potência máxima | 67hp a 8.800 RPM |
Torque máximo | 6,12kgf.m a 6.400 RPM |
Marcha Lenta | 1.300 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 2,3 litros (2,7 litros com filtro, 3,1 litros total) |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica de combustível com 10 saídas de combustível |
Tanque de combustível | 20 litros |
Eletrônica | |
Ignição | CDI/ECU |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V 10AH |
Saída do Alternador | 400 W |
Farois | 12 V 55/60W x2 H4 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
Câmbio | Manual, sequencial, 6 velocidades |
Redução final | 47/15 |
Transmissão final | Por corrente (DID525V8, 118 elos) |
Quadro | |
Tipo | Berço Semiduplo em alumínio |
Dimensões | |
Comprimento | 2.290 mm |
Largura | 835 mm |
Altura | 1.405 mm (parabrisa na posição padrão) |
Distância entre eixos | 1.560 mm |
Altura do assento | 835 mm |
Rake/Trail | 26º |
Peso em ordem de marcha | 214 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Telescópica de amortecimento hidráulico de 43mm de diâmetro e 110mm de curso, mola helicoidal, com ajuste de pré-carga da mola |
Traseira | Balança tipo link de monoamortecimento hidráulico de 100mm de curso, mola helicoidal, com ajuste de pré carga da mola, ajuste de força de retorno |
Roda dianteira | De liga leve, 19 polegadas |
Roda traseira | De liga leve, 17 polegadas |
Pneu dianteiro | 110/80 R19 M/C 59H sem câmara |
Pneu traseiro | 150/70 R17 M/C 69H sem câmara |
Freio dianteiro | Duplo disco flutuante e ventilado, de 310mm, mordidos por pinças deslizantes de 2 pistões cada, com ABS |
Freio traseiro | Disco ventilado, mordido por pinça deslizante de 1 pistão, com ABS |
Cores (2011) | Branca, Laranja ou Preta |
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