O Filtro de Ar

Todo motor a combustão precisa de ar para misturar ao combustível, seja alcool, gasolina ou diesel. Mas o ar que o motor respira precisa ser de qualidade, ou o motor não vai funcionar bem, e em alguns casos, pode até se desgastar prematuramente ou mesmo travar. O Filtro de ar existe para resolver este problema. Entenda o seu funcionamento e o motivo de ele ser tão importante.


O motor funciona com gas combustível. É papel do Carburador ou da Injeção Eletrônica transformar o Combustível em Gas, mas para isso, o carburador mistura uma grande quantidade de ar no combustível. Este gas vai direto para dentro do motor, portanto, o ar que é usado para esta operação deve ser limpo e livre de particulas como poeira, areia, água, etc.

O Filtro de ar fica na caixa de filtro de ar, ele é responsável por filtrar todo o ar que entra no carburador. Ele é uma peça interessante, pois normalmente é feito de papel dobrado, montado em uma estrutura de plástico, borracha e metal. Além de ser responsável por garantir que o ar chegue limpo ao carburador, ele também deve possuir vazão suficiente para alimentar o motor sem deixar faltar ar.

Quando o filtro de ar está muito sujo, ou no fim de sua vida útil, ele deixa de ter esta vazão, e acaba impedindo que o ar entre no motor com a velocidade necessária, então a moto começa a funcionar com pouco ar e o motor passa a funcionar de modo incorreto. Isso é conhecido como “carburação gorda”, ou seja, muito mais combustível liquido e menos ar entrando no motor. Os principais sintomas são acelerações e retomadas mais lentas, falhas no funcionamento do motor e elevado consumo de combustível. Em alguns casos, o motor pode simplesmente não funcionar mais pois não consegue respirar.

Existem filtros de ar feitos de materiais diferentes, nos mais diversos formatos. Os de formato cônico por exemplo, são esportivos, tem maior vazão de ar e permitem acertos mais agressivos. Alguns são feitos de tecidos e materiais lavaveis, outros, apenas de malhas de alumínio trançado.

Limpe periodicamente o filtro para garantir uma vida útil mais longa e troque o filtro de ar de acordo com o cronograma de revisões da sua moto, ou sempre que perceber que ele já deu o que tinha que dar.

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