Yamaha XT660Z Ténéré será lançada no Brasil
Essa notícia (um pouco atrasada, admito) certamente vai agradar aos apaixonados por longas viagens. A Yamaha trouxe para o Brasil a XT660Z Ténéré!
UPDATE: Parece que realmente a Téréré 660 vai vir para o Brasil!
A moto, que foi lançada no final de 2007 na Europa, agora desembarca no Brasil para a alegria dos aventureiros de plantão. Foi flagrada circulando pelas ruas em algum lugar do Brasil e provavelmente estará em exposição no Salão Duas Rodas, em Outubro.
Pau para toda obra, o consagradíssimo motor monocilíndrico de 660cc que equipa a XT660 e a MT-03 agora aparece nessa novíssima big-trail. O motor gera 46,9 cv de potência a 6000 RPM e tem 5,9 kgf.m de torque a 5920… Números muito parecidos com os da XT e MT. Porém, as semelhanças acabam ai. O conjunto foi totalmente desenhado para permitir longas e confortáveis viagens e para encarar qualquer terreno facilmente, a começar pelo tanque, de 23 litros de capacidade, e que promete uma autonomia de mais de 500 km!
As suspensões dianteira e traseira, ambas reguláveis, e a balança de alumínio são os destaques nesta moto, tudo para permitir grandes travessias em terrenos inóspitos, prova disso é a suspensão dianteira já vem com protetor sanfonado e o protetor de motor. Para parar, a moto conta com disco duplo flutuante na dianteira, mordidos por pinças da Brembo, e na traseira, um disco simples.
Visualmente, a moto gera muitas opiniões diferentes, uns gostam, outros nem tanto, mas há de de concordar que é uma máquina com cara de futurista, e que certamente vai balançar aos viajantes de plantão.
Veja mais algumas fotos:
Ficha técnica | |
---|---|
Modelo | Yamaha XT660Z Ténéré |
Ano | 2009 |
Categoria | Enduro / offroad |
Motor e transmissão | |
Cilindrada | 660.00 cc 4 tempos monocilindrico |
Potência | 46.93 cv @ 6000 RPM |
Torque | 5.9 kgf-m @ 5920 RPM |
Taxa de compressão | 10.0:1 |
Diâmetro x Curso | 100.0 x 84.0 mm |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Comando | SOHC |
Ignição | CDI/ECU |
Partida | Elétrica |
Sistema de lubrificação | Cárter seco |
Refrigeração | Liquida |
Câmbio | Sequêncial de 5 marchas |
Medidas físicas | |
Peso incluíndo óleo e combustível | 206.0 kg |
Altura do acento | 895 mm se ajustado no nível mais baixo |
Altura | 1,500 mm |
Comprimento | 2,260 mm |
Largura | 895 mm |
Altura mínima do solo | 260 mm |
Chassis e dimensões | |
Tipo de Chassis | Tubular de aço |
Trail: | 113 mm |
Suspensão dianteira | Telescópica de 210mm de curso com ajuste de mergulho e retorno |
Suspensão traseira | Balança com curso de 200mm e ajuste de tensão de mola, mergulho e retorno |
Pneu dianteiro | 90/90-M21 |
Pneu traseiro | 130/80-M17 |
Freios dianteiros | Disco duplo flutuante de 298 mm |
Freio traseiro | Disco simples de 245mm |
Outras especificações | |
Capacidade do tanque de gasolina | 23 litros |
E ai? O que acharam? Eu que estava querendo pegar uma XT660 agora já fiquei na dúvida. Vou esperar até o Salão Duas Rodas para ver o que vou fazer.
Crédito das fotos no Brasil: Sinceramente não sei quem postou primeiro as fotos. Eu ví em muitos blogs por ai e não sei quem postou primeiro. Mas eu vi primeiro no Motite, no Motokando, no Duas Rodas Blog e no Blog Line Moto.