Yamaha lança a XJ6 Diversion no Brasil
Se a Nova Fazer 250 não agradou muito, a XJ6 fez o contrário: Acertou em cheio quem estava pensando em uma moto de média cilindrada.
Muito se especulou sobre a XJ6 Diversion (nome da XJ6 na Europa), lançada no final de 2008 pela Yamaha no mercado Europeu. Geralmente, os lançamentos lá fora chegam com 2 ou 3 anos de atraso aqui no Brasil (isso quando chegam). Mas a Yamaha surpreendeu ao trazer a moto para cá com apenas 1 ano de atraso!
A moto vem para concorrer com basicamente dois segmentos: As Bi-cilindricas médias e as tetracilíndricas médias.
A XJ6 é uma quatro-em-linha de 600cc, que atinge até 77cv de potência e 6,05 kgf.m de torque. São valores baixos se comparados as outras motos com motorização semelhante, como a FZ6, a Hornet e a Bandit 650, porém, o preço sugerido dela é de R$ 27.500,00… Bem abaixo dos R$ 33.000,00 do modelo básico da Hornet, por exemplo. Nesta faixa de preço, ela concorreria com a ER-6n, bi-cilindrica que é recém-lançamento da Kawasaki, e que atualmente custa R$ 26.500,00, apenas 1000 reais a menos.
Engraçado que, a 2 anos atrás, a MT-03 custava absurdos R$ 29.000! A XJ6, além de ser muito mais moto, tem seu preço inicial bem mais baixo.
Além do baixo preço, a moto apresenta algumas vantagens em relação as suas concorrentes. Nos fóruns espalhados pela internet, os proprietários dizem que a moto é muito confortável para uso urbano. Seu motor tem funcionamento bem linear, com bom torque desde 3000 RPM. Elogiam muito o câmbio, que é bem escalonado e distribui muito bem a potência do motor entre as marchas, e o consumo de combustível, que é o mais baixo entre as concorrentes.
Estamos vivendo um bom momento no mercado de motos atualmente. Existem muitas opções entre 20 e 30 mil reais. Acho que nunca tivemos tantas opções de motos de média cilindrada no Brasil. Espero que a Yamaha mantenha a tradição de baixar os preços depois do lançamento, assim a XJ6 vai ficar ainda mais barata.
A XJ6 foi lançada nas versões N (pelada) e F (carenada). Eu achei a F meio estranha… só vendo pessoalmente para saber se me agrada ou não. Já a N eu gostei bastante!
Segue abaixo a ficha técnica da XJ6.
Comprimento total | 2.120 mm |
Largura total | 770 mm |
Altura total | 1.085 mm |
Altura do assento | 785 mm |
Distância entre eixos | 1.440 mm |
Altura mínima do solo | 140 mm |
Peso seco | 180 Kg |
Raio mínimo de giro | – |
Motor | 4 tempos, DOHC, 16 válvulas, refrigeração liquida |
Quantidade de cilindros | 4 cilindros em linha |
Cilindrada | 600 cc |
Diâmetro x curso | 65,5 x 44,5 mm |
Taxa de compressão | 12,2:1 |
Potência máxima | 77.5 CV a 10.000 rpm |
Torque máximo | 6,09 Kgf.m a 8.500 rpm |
Sistema de partida | Elétrica |
Sistema de lubrificação | Cárter úmido |
Cap. do óleo do motor | 3,4 litros |
Tanque de combustível | 17,3 litros |
Alimentação | Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica |
Sistema de ignição | TCI |
Bateria | – |
Transmissão primária | Engrenagens |
Transmissão secundária | Corrente |
Embreagem | Multidisco banhado a óleo |
Câmbio | 6 velocidades, engrenamento constante |
Quadro | Tipo diamante |
Ângulo de cáster | 26º |
Trail | 103 mm |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17M/C (58W) |
Pneu traseiro | 160/60 ZR17M/C (69W) |
Freio dianteiro | Dois discos de 298 mm de diâmetro |
Freio traseiro | Disco de 245 mm de diâmetro |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico, mola e óleo |
Suspensão traseira | Braço oscilante, monocross, 7 regulagens da pré-carga da mola |
Curso suspensão dianteira | 130 mm |
Curso suspensão traseira | 130 mm |
Painel de Instrumentos | Em LCD, com contagiros analógico com luzes espias e janela digital multifuncional com hodômetro total e parcial, trip A, trip B, velocímetro, medidor de combustível, relógio, temperatura do liquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão e controle de luminosidade do painel |
Cores | Branca ou Preta |
Veja mais algumas fotos: