Yamaha lança a XJ6 Diversion no Brasil

Se a Nova Fazer 250 não agradou muito, a XJ6 fez o contrário: Acertou em cheio quem estava pensando em uma moto de média cilindrada.


Muito se especulou sobre a XJ6 Diversion (nome da XJ6 na Europa), lançada no final de 2008 pela Yamaha no mercado Europeu. Geralmente, os lançamentos lá fora chegam com 2 ou 3 anos de atraso aqui no Brasil (isso quando chegam). Mas a Yamaha surpreendeu ao trazer a moto para cá com apenas 1 ano de atraso!

A moto vem para concorrer com basicamente dois segmentos: As Bi-cilindricas médias e as tetracilíndricas médias.

A XJ6 é uma quatro-em-linha de 600cc, que atinge até 77cv de potência e 6,05 kgf.m de torque. São valores baixos se comparados as outras motos com motorização semelhante, como a FZ6, a Hornet e a Bandit 650, porém, o preço sugerido dela é de R$ 27.500,00… Bem abaixo dos R$ 33.000,00 do modelo básico da Hornet, por exemplo. Nesta faixa de preço, ela concorreria com a ER-6n, bi-cilindrica que é recém-lançamento da Kawasaki, e que atualmente custa R$ 26.500,00, apenas 1000 reais a menos.

Engraçado que, a 2 anos atrás, a MT-03 custava absurdos R$ 29.000! A XJ6, além de ser muito mais moto, tem seu preço inicial bem mais baixo.


Além do baixo preço, a moto apresenta algumas vantagens em relação as suas concorrentes. Nos fóruns espalhados pela internet, os proprietários dizem que a moto é muito confortável para uso urbano. Seu motor tem funcionamento bem linear, com bom torque desde 3000 RPM. Elogiam muito o câmbio, que é bem escalonado e distribui muito bem a potência do motor entre as marchas, e o consumo de combustível, que é o mais baixo entre as concorrentes.

Estamos vivendo um bom momento no mercado de motos atualmente. Existem muitas opções entre 20 e 30 mil reais. Acho que nunca tivemos tantas opções de motos de média cilindrada no Brasil. Espero que a Yamaha mantenha a tradição de baixar os preços depois do lançamento, assim a XJ6 vai ficar ainda mais barata.

A XJ6 foi lançada nas versões N (pelada) e F (carenada). Eu achei a F meio estranha… só vendo pessoalmente para saber se me agrada ou não. Já a N eu gostei bastante!

Segue abaixo a ficha técnica da XJ6.

Comprimento total 2.120 mm
Largura total 770 mm
Altura total 1.085 mm
Altura do assento 785 mm
Distância entre eixos 1.440 mm
Altura mínima do solo 140 mm
Peso seco 180 Kg
Raio mínimo de giro
Motor 4 tempos, DOHC, 16 válvulas, refrigeração liquida
Quantidade de cilindros 4 cilindros em linha
Cilindrada 600 cc
Diâmetro x curso 65,5 x 44,5 mm
Taxa de compressão 12,2:1
Potência máxima 77.5 CV a 10.000 rpm
Torque máximo 6,09 Kgf.m a 8.500 rpm
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter úmido
Cap. do óleo do motor 3,4 litros
Tanque de combustível 17,3 litros
Alimentação Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica
Sistema de ignição TCI
Bateria
Transmissão primária Engrenagens
Transmissão secundária Corrente
Embreagem Multidisco banhado a óleo
Câmbio 6 velocidades, engrenamento constante
Quadro Tipo diamante
Ângulo de cáster 26º
Trail 103 mm
Pneu dianteiro 120/70 ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro 160/60 ZR17M/C (69W)
Freio dianteiro Dois discos de 298 mm de diâmetro
Freio traseiro Disco de 245 mm de diâmetro
Suspensão dianteira Garfo telescópico, mola e óleo
Suspensão traseira Braço oscilante, monocross, 7 regulagens da pré-carga da mola
Curso suspensão dianteira 130 mm
Curso suspensão traseira 130 mm
Painel de Instrumentos Em LCD, com contagiros analógico com luzes espias e janela digital multifuncional com hodômetro total e parcial, trip A, trip B, velocímetro, medidor de combustível, relógio, temperatura do liquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão e controle de luminosidade do painel
Cores Branca ou Preta

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