Motos e mulheres – Escolhendo a primeira moto

É sempre mais fácil criticar alguém do que se propor a ajudar, então com o meu post sobre as dificuldades das mulheres com as motos, resolvi começar a publicar uma série de matérias básicas, porem úteis para as mulheres que estão começando no mundo das duas rodas.


Para dar inicio vou dar algumas dicas sobre as motos para mulheres iniciantes. É comum ter a duvida sobre qual será a primeira moto ou se teremos ou não capacidade para pilotar determinada moto, a questão é que podemos pilotar a maioria das motos que existem no mercado, as cilindradas normalmente não interferem na escolha, mas o tamanho da moto pode atrapalhar a pilotagem dependendo da sua estatura.

A minha primeira moto foi uma Honda Twister, mesmo sendo a minha primeira moto resolvi não seguir os conselhos dos amigos que falavam pra eu comprar uma Biz, eu já queria ter algo com um pouco mais de potência, e a moto foi ótima e me ajudou a ter experiência para futuramente fazer viagens de Falcon (pilotando, claro!).

Se você já é habilitada e ainda não tem segurança para pilotar é bom começar com uma moto relativamente pequena, como a Yamaha Crypton por exemplo. É uma CUB, tem 115 cilindradas, econômica e de boa revenda, as mulheres costumam gostar muito desse modelo. Essa moto tem cambio manual de 4 marchas com embreagem automática, se for escolher essa moto, procure comprar a que tem partida elétrica, pois a partida a pedal pode atrapalhar muito e a diferença de preço não é tão grande.

Ainda na categoria de motos de baixa cilindrada temos a Suzuki Burgman i, ela é uma Scooter. A motoneta tem o cambio CVT totalmente automático, só é preciso acelerar e frear, o resto a moto faz. Você não precisa trocar marchas, uma maravilha pra quem quer agilidade e praticidade! Possui um bom espaço interno que permite guardar muitas coisas, e ainda um porta-luvas para guardar um eventual estojo de maquiagem, ou quem sabe um pente para dar uma arrumadinha no visual depois de tirar o capacete. :-)

Se você já quer algo com mais cara de “moto”, existem muitas opções de motos de 125cc e 150cc, uma que eu gosto bastante é a YBR Factor ED da Yamaha, ela tem um design lindo, econômica e de baixa manutenção, a moto não possui injeção eletrônica, mas isso não chega a desabonar a moto. Eu recomendo que nesse tipo de moto você coloque um bauleto, afinal mulher sempre tem alguma coisa pra carregar e é bom estar livre pra pilotar com mais segurança, hoje existem bauletos da cor da moto, isso da um charme todo especial.

Yamaha YBR 125 Factor ED 2010 Roxa

Se você sente segurança pode tranquilamente comprar uma moto de 250cc ou 300cc, ou ainda maior! Existe no mercado modelos Street como a Fazer 250cc da Yamaha, com injeção eletrônica. Garanto que com essa moto você já vai se destacar mais no trânsito, mesmo com as vendas para o mercado feminino crescendo a cada dia ainda não é comum ver mulheres com motos acima de 150cc nas ruas.

Colocar um bauleto nessa moto talvez não fique muito bonito, mas ai a questão da necessidade de cada uma.
A altura e o peso da moto nesses dois modelos ainda não é motivo pra preocupação, eu tenho uma amiga com menos de 1,60m de altura que pilota divinamente uma Fazer 250cc.

Nova Yamaha Fazer 250 2011

Se você tem um estilo um pouco mais agressivo, se gosta de muita agilidade no transito, como passar por lombadas sem levar um susto, ou se no seu caminho existem estradas com muitos buracos, então uma moto no estilo Off Road pode te agradar mais. Uma moto neste estilo é a Lander 250 da Yamaha. Ela tem o mesmo motor da Fazer 250. Outra moto que eu gosto muito é a Tenere 250, uma ótima moto para viagens, com uma manutenção acessível, aceita bem bauletos e alforjes para longas viagens, uma ótima moto.

Nessa categoria Off Road, a altura e peso da moto deve começar a ser levada em consideração, pois as motos são mais altas e exigem mais força nas pernas. Por isso antes de comprar a moto faça um test-drive pra ver se a moto está de acordo com seu tipo físico.

As motos custom têm uma boa aceitação entre o publico feminino, pois geralmente são bem baixas, facilitando a pilotagem. Elas podem ser customizadas de acordo com o gosto da piloto, e eu sempre digo que custom não é só a moto e sim o estilo da condutora. Tenho uma amiga que tinha uma Virago 250cc, e que perdia pelo menos meia hora para vestir a roupa de couro e o colete com um monte de bottons e penduricalhos. Ela chamava atenção por onde passava! Porém, esse estilo de moto pode não ser muito favorável para o dia-a-dia, pois ela não tem a mesma agilidade no trânsito que tem uma moto Street.

Mulher em Moto Custom

Então meninas, levem em consideração seu gosto pessoal, seu preparo físico, a sua experiência e as condições do transito da sua cidade antes de comprar sua primeira moto. Se precisar de ajuda pra escolher sua moto, deixe um comentário!

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