Yamaha XT660R 2012
A Yamaha anunciou na semana passada sem fazer barulho a versão 2012 da sua Trail média, a XT660R.
Silenciosamente, a Yamaha atualizou seu site com a versão 2012 da XT660R. O silêncio é até justificável, já que ela é exatamente igual a versão 2010. Nem mesmo os grafismos mudaram desta vez.
Não que seja necessário. A XT660R já provou ser uma moto valente e confiável. Com motor monocilíndrico de 660cc, ele tem excelente torque em baixas e médias rotações, e desenvolve a respeitosa velocidade final de 170 km/h.
Ultimamente, os órgãos públicos tem visto na XT660R uma excelente viatura de apoio. Aqui em São Paulo já vi dessas motos com os bombeiros e com a polícia. Suas qualidades no trânsito, e a capacidade de transpor praticamente qualquer obstáculo fazem da moto uma das melhores para o uso em emergências e para imposição da lei.
Uma pena que os bandidos também reconhecem essas características, e usam a XT para justamente transgredir a lei.
No Brasil, a XT660 reina absoluta no segmento desde 2005, ano de seu lançamento. A concorrência veio apenas em 2010, com a chegada da BMW G650GS, mas a quantidade de vendas da moto alemã ainda não é expressiva. Segundo a ABRACICLO, a XT660R vendeu 1926 unidades em 2010, contra apenas 222 da G650GS.
O único problema da XT660R é o preço: R$ 27.000,00 (frete em SP incluso). Eu acho um valor bem salgado para uma moto deste tipo. Se considerar que a XJ6, naked de 4 cilindros da mesma marca, custa o mesmo preço, fica difícil de acreditar que o preço não pode melhorar.
Uma curiosidade: Não houve XT660R 2011! A Yamaha não lançou modelo 2011, pulando de 2010 direto para 2012.
Ficha técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, monocilindro, 4 válvulas, OHC, refrigeração liquida, cárter seco. |
Cilindrada | 660 cm³ |
Diâmetro x Curso | 100,0 x 84,0mm |
Taxa de compressão | 10,0:1 |
Potência máxima | 48 cv @ 6.000 RPM |
Torque máximo | 5,95 kgf.m @ 5.250 RPM |
Marcha Lenta | 1.400 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 2,9 litros |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica de combustível |
Tanque de combustível | 15 litros |
Eletrônica | |
Ignição | CDI/ECU |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V 8AH Selada |
Farois | 12 V 55/60W H4 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
Câmbio | Manual sequencial de 5 velocidades |
Transmissão final | Por corrente |
Quadro | |
Tipo | Diamond Tubular em aço |
Dimensões | |
Comprimento | 2.240 mm |
Largura | 845 mm |
Altura | 1.230 mm |
Distância mínima do solo | 210 mm |
Distância entre eixos | 1.505 mm |
Caster | 27,25º |
Raio de curva | 2,4 m |
Altura do assento | 865 mm |
Peso seco | 165 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico hidráulico, sem ajuste, curso de 225mm. |
Traseira | Braço oscilante e amortecedor único, curso de 200mm. |
Roda dianteira | De alumínio, raiada, de 21 polegadas. |
Roda traseira | De alumínio, raiada, de 17 polegadas. |
Pneu dianteiro | 90/90-21 M/C 54 S com câmara |
Pneu traseiro | 130/80-17 M/C 65 S com câmara |
Freio dianteiro | Disco único flutuante e ventilado de 298mm mordido por pinça de 2 pistões |
Freio traseiro | Disco simples ventilado de 245mm mordido por pinça de 1 pistão. |
Cores (2012) | Preta ou Azul |