BMW F800GS brasileira chega em Agosto
Eis que a BMW anunciou o terceiro modelo “Brasileiro”: A F800GS.
Depois da G650GS e da F800R, a BMW agora anunciou que começará a “fabricar” no Brasil a F800GS, uma bigtrail bicilíndrica que já fazia relativo sucesso no mercado nacional sendo importada oficialmente.
Com a fabricação no Brasil, o preço da F800GS cai de R$ 57.700,00 para R$ 42.900,00. Uma considerável redução no preço, que certamente fará a moto ganhar uma grande fatia do mercado.
Este é o terceiro modelo da marca alemã produzido no Brasil. Os outros dois, quando nacionalizados, também tiveram uma grande redução de preço. O que fez os proprietários de alguns dos modelos importados ficarem um tanto inconformados com a súbita desvalorização.
BMW F800GS
A F800GS possui um motor bicilindrico em linha de 800cc – o mesmo da F800R – capaz de gerar até 85 cv a 7.500 RPM e 8,47 kgf.m de torque a 5.750 RPM. É um motor vigoroso, que leva os 207 kg da moto a mais de 200 km/h com facilidade. Além disso, é dos mais econômicos da categoria, chegando a médias superiores a 22 km/l.
O conjunto é misto, com grande aptidão ao off-road. Com rodas raiadas e pneus com câmara, a moto entrega muita aventura e versatilidade, sem perder o conforto necessário para encarar longas viagens.
O modelo nacional é o mais completo, Premium, com ABS e computador de bordo – tal qual na F800R. A expectativa é que a moto chegue ao mercado no final de Agosto.
Especificações
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 2 cilindros, 8 válvulas, DOHC, refrigerado a liquido, cárter semi-seco. |
Cilindrada | 798 cc |
Diâmetro x Curso | 82 x 75,6 mm |
Taxa de compressão | 12.0:1 |
Potência máxima | 84.48 cv @ 7.500 RPM |
Torque máximo | 8,5 kgf.m @ 5,750 RPM |
Marcha Lenta | 1.400 RPM +/- 100 |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Tanque de combustível | 16 litros (sendo 4 litros reserva) |
Eletrônica | |
Ignição | ECU/CDI |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V 14AH |
Saída do Alternador | 400 W |
Farois | 12V 60W H7 x 2 |
Transmissão | |
Embreagem | Multi-discos banhada a óleo com acionamento mecânico |
Câmbio | Manual de 6 marchas |
Redução final | 16/42 |
Transmissão final | Por corrente |
Quadro | |
Tipo | Tubular em aço |
Dimensões | |
Comprimento | 2.320 mm |
Largura | 945mm |
Altura | 1.350 mm |
Distância entre eixos | 1.578 mm |
Caster | 26º |
Altura do assento | 880 mm (reduz até 850mm) |
Peso seco | 185 kg |
Peso em ordem de marcha | 207 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico hidráulico invertido de 45 mm de diâmetro, curso de 230 mm. |
Traseira | Braço oscilante monoamortecido com ajuste de pré-carga da mola e de retorno, curso de 215 mm. |
Roda dianteira | Raiada, de 21 polegadas. |
Roda traseira | Raiada, de 17 polegadas. |
Pneu dianteiro | 90/90 – R21 com câmara. |
Pneu traseiro | 150/70 – R17 – com câmara. |
Freio dianteiro | Disco duplo ventilado de 300mm mordido por pinças de 2 pistões cada, com ABS. |
Freio traseiro | Disco simples de 265mm mordido por pinça de 1 pistão, com ABS. |
Preço sugerido (2011) | R$ 42,900,00 |