Kawasaki Versys 650 Tourer 2011
A Kawasaki do Brasil trouxe versão Tourer da sua “Bigtrail” Versys 650.
A Versys 650 já está no mercado Brasileiro desde o início de 2010, mas só no final do mesmo ano é que a produção passou a ser nacional, o que barateou um pouco a moto. Agora a Kawasaki resolveu trazer a versão mais completa da Bigtrail (que não é tão big, nem tão trail assim), e apresentou o modelo Tourer, ou “Viajante” em uma tradução livre.
A moto é basicamente a mesma da versão básica, mas vem com acessórios de série que deixam a Versys 650 com cara e jeito de estradeira. Os principais, e que logo saltam aos olhos, são as duas malas laterais, que trazem muito espaço para acomodar a bagagem. Além disso, a bolha maior, e com defletores na parte superior, melhora a proteção aerodinâmica e aumenta o conforto. Os protetores de mão também são acessórios legais, que ajudam a proteger as mãos do frio.
O mais legal, na minha opinião, é o preço. Por R$ 33.749,00, a Versys 650 Tourer está com uma ótima relação custo-benefício, e por R$ 3 mil a mais, leva o ABS. É praticamente o preço de uma Suzuki V-Strom 650 pelada.
Além disso, a Versys 650 tem a versatilidade no nome. Por ser uma moto mais curta e menor, ela também é uma boa opção para uso urbano diário, bastando para isso deixar as malas laterais em casa. A Versys só não é mesmo tão boa no Offroad, graças a seus pneus para asfalto e suas rodas aro 17, mas basta ter paciência e qualquer terreno pode ser vencido pela moto, já que ela tem suspensões mais altas e de curso mais longo.
A Versys 650 Tourer pode ser encontrada em toda a rede de concessionárias Kawasaki, e na versão 2011, apenas a cor preta (Mettalic Spark Black).
Ficha técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 2 cilindros, 8 válvulas, DOHC, refrigerado a liquido |
Cilindrada | 649cc |
Diâmetro x Curso | 83,0 x 60,0 mm |
Taxa de compressão | 10,6:1 |
Potência máxima | 64 cv @ 8.000 RPM |
Torque máximo | 6,2 kgf.m @ 6.800 RPM |
Marcha Lenta | 1.400 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 2,4 litros |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Tanque de combustível | 19 litros |
Eletrônica | |
Ignição | ECU/CDI |
Partida | Elétrica |
Farois | 12V 60W H7 x 2 |
Transmissão | |
Embreagem | Multi-discos banhada a óleo com acionamento mecânico |
Câmbio | Manual de 6 marchas |
Redução final | 15/46 |
Transmissão final | Por corrente |
Quadro | |
Tipo | Diamond em aço |
Dimensões | |
Comprimento | 2.125 mm |
Largura | 840 mm |
Altura | 1.330 mm |
Distância mínima do solo | 180 mm |
Distância entre eixos | 1.415 mm |
Caster | 25º |
Altura do assento | 845 mm |
Peso em ordem de marcha | 206 kg / 209 kg (ABS) |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico hidráulico invertido de 41 mm de diâmetro com ajuste de retorno e pré-carga da mola, curso de 150 mm. |
Traseira | Braço oscilante monoamortecido com ajuste de pré-carga da mola, curso de 145 mm. |
Roda dianteira | De liga-leve de 17 polegadas. |
Roda traseira | De liga-leve de 17 polegadas. |
Pneu dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) |
Pneu traseiro | 160/60ZR17M/C (69W) |
Freio dianteiro | Disco duplo ventilado e em forma de pétala, de 300 mm, mordido por pinças de 2 pistões cada, com ABS opcional. |
Freio traseiro | Disco simples de 220 mm em forma de pétala mordido por pinça de 1 pistão, com ABS opcional. |
Preço sugerido (2011) | R$ 33.749,00 sem ABS e R$ 36.782,00 com ABS |