O Salão Duas Rodas 2011 – Primeiro dia
Estive no Salão Duas Rodas ontem, e corri para ver os lançamentos dos principais fabricantes.
Ainda faltam muitas novidades, que vou relatar nos próximos dias, mas vamos as de hoje:
Kasinski
A Kasinski tem um estande bem grande, logo na entrada do salão. As novidades ficam por conta da Comet GT650 (Naked), Comet GT 150S, e a carenada Comet GT150R, que eu particularmente achei bem bacana.
Além dessas motos, a Kasinski parece estar realmente empenhada em colocar motos elétricas no Mercado. Além da já conhecida Prima Electra 2000, foram apresentadas a Win Eletrika e a Prima Electra 500.
Uma tendência que tenho percebido é o uso de cores foscas na pintura das motos. Não só da Kasinski, mas de toda as outras marcas.
Kawasaki
Um dos principais lançamentos da Kawasaki é a Ninja 1000, versão carenada da Z1000. A moto é realmente imponente e tem visual marcante. O que mais gostei nela foram as ponteiras de escape e a frente.
Além da Ninja 1000, a nova ZX-10R também está por lá, e é bem diferente do modelo anterior. O que mais gostei, além do escape, foi a lanterna traseira.
O painel também dá um ar muito moderno a moto.
A ER-6n agora nas cores grafite fosco e vermelha – fantástico.
E a Versys com pintura amarela e preta, sendo que o amarelo tem prisma, que fica muito legal ao vivo e deve ter um efeito bem diferente sob a luz do sol.
Tinha também a Versys Tourer, que já vem com para-brisa maior e com defletor, malas laterais e todos aqueles acessórios que já comentei no outro post.
Yamaha
A Yamaha trouxe poucas novidades. Certamente a mais aguardada era a XTZ 660 Ténéré, que finalmente desembarcou por aqui. Um pouco tarde, na minha humilde opinião, mas antes tarde do que nunca.
A Yamaha também apresentou 2 scooters bem bacanas, o T-Max, bicilindrico de 450cc, e o X-Max, monocilíndrico de 250cc. Seria ótimo ter mais estes representantes da categoria no Brasil, já que a Dafra Citycom 300i está nadando de braçada neste mercado.
Além da Ténéré e dos Scooters, nenhuma outra novidade significativa. Apenas mudanças nas cores e grafismos. Toda a linha Ténéré está disponível na cor azul.
Suzuki
Na Suzuki, nada novo. A última novidade é a GSR150i, versão incrementada da Yes, com motor 150, injeção eletrônica, câmbio de 6 marchas, suspensão a gás e outros mimos.
No mais, apenas mudanças de cores e grafismos em toda a linha.
KTM
A KTM está apostando forte na Duke 200, uma pequena Street bem simpática. Com motor de 200cc refrigerado a água, conjunto muito leve e muito bem acabado, é uma grande promessa e pode ser um grande desafio para as marcas tradicionais se chegar com um bom preço.
Além da Duke 200, há também a versão “de verdade”, a Super Duke 990. Com um musculoso motor bicilíndrico em V e visual agressivo, a moto deve ser um verdadeiro furacão nas pistas.
E o mesmo pode-se dizer da 990 Supermoto R.
Ducati
Na Ducati, nada exatamente novo. Estavam sendo exibidas as Diavel e a Multistrada 1200, a Hypermotard 796 (agora também em preto fosco), a 848, a Monster e a Streetfighter.
Dafra
Na Dafra, a novidade fica por conta de duas novas motos de 250cc, a Roadwin, produzida em parceria com a Daelim (quem diria!) e a Next 250, produzida em parceria com a Sym, a mesma fabricante do Scooter Citycom 300i. Apesar de parecerem diferentes, os detalhes são parecidos. Ambos tem motor de 250cc refrigerado a água.
Falando em Citycom, agora há também ele em preto fosco.
Além das novidades Dafra, há também a MV Agusta, que agora monta a Brutalle 1090 e a F4 na fábrica da Dafra.
BMW
A maior novidade na BMW é a novíssima R1200R Classic, uma Naked (quem diria!) com o manjado motor boxer de 1200cc, mas que tem como grande diferencial as rodas raiadas (com raios centrais) e pneus com câmara. A ideia é reviver as clássicas motocicletas dos anos 50 ou 60, e com um visual retrô a moto consegue chegar neste objetivo. Mas como qualquer outra BMW, a moto está recheada de tecnologia. ABS, controle de tração e computador de bordo estão presentes.
Além dessa novidade, há também a nova G650GS, do modelo novo, com rodas de liga leve que estranhamente ficaram bem com a moto.
A F800R nacional também está lá.
E há também a versão “Sertão” da G650GS, mas não consegui tirar fotos. Vou tentar amanhã.
Zero Motorcycles
A Zero está por lá exibindo duas motos elétricas também. O desempenho, segundo dizem, é o equivalente a uma moto de 250cc, e a autonomia é de 80 km com uma carga da grande bateria de íons de lítio.
O que achei mais interessante foi a transmissão por correia dentada, extremamente fina.
Ainda há muito que ver no Salão. Pude ficar apenas 3 horas lá e obviamente não deu tempo de ver tudo. Mas hoje eu vou voltar lá e continuar com a cobertura, falando das outras marcas (Harley, Traxx, Haobao e tantas outras), dos acessórios, dos eventos que acontecem lá dentro e tudo mais. Por hoje é isso!