Yamaha YZ-250 Fazer 2011

A Fazer 2011 é a Street de 250 cilindradas da Yamaha que alia bom desempenho, economia e praticidade, ideal para o dia a dia.

Yamaha YS-250 Fazer 2011 Vermelha

Lançada em 2005, a Yamaha YS-250 Fazer foi a resposta na época a “Bomba” Twister. Mesmo tendo chegado 4 anos atrasada, a Fazer 250 conseguiu se estabelecer como uma boa opção de moto urbana, pois possuía alguns diferenciais em relação a concorrente. O principal, obviamente, é o uso de injeção eletrônica ao invés do carburador. A Fazer 250 foi a primeira moto nacional a usar o sistema.

De 2005 até 2010, a fazer pouco mudou. Em 2010 apenas ganhou uma nova ponteira de escapamento, com visual mais moderno, novas cores e grafismos, e uma sonda lambda no cano de escape a partir de 2009, item que ajuda a injeção eletrônica a adaptar a alimentação de acordo com o tipo de uso da moto.

E em 2011, a Yamaha lançou a “Nova Fazer”, reestilizada, com novo tanque de combustível, carenagens, lanterna e farol, rodas e muitas outras novidades. O motor continua o mesmo, mas agora a moto conta com freio a disco na roda traseira, um grande diferencial, já que na época a sua principal concorrente, a CB300R, só possuía o equipamento no modelo C-ABS, bem mais caro.

Farol da Yamaha YS-250 Fazer 2011

A Yamaha parece ter acertado uma ótima relação custo-benefício com a Fazer 2011. A moto é ideal para uso urbano diário, para ir e vir do trabalho, e até mesmo para pequenas viagens. O motor de 250cc e apenas 2 válvulas (OHC) gera até 21 cavalos de potência e 2.21 kgf.m de torque. O câmbio de 5 marchas é bem escalonado e permite andar sem fazer muitas trocas de marcha, aumentando o conforto.

Yamaha YS-250 Fazer 2011 Preta

Suspensão macia, peso baixo e banco largo contribuem para melhorar ainda mais o conforto da moto, e o tanque com assombrosos 19 litros de capacidade garantem uma autonomia maior que 500 km, já que a moto pode fazer médias superiores a 28 km por litro de gasolina.

Ficha técnica

Motor
Tipo 4 tempos, 1 cilindro, 2 válvulas, OHC, refrigerado a ar e cárter úmido.
Cilindrada 249cc
Diâmetro x Curso 74,0 x 58,0 mm
Taxa de compressão 9,8:1
Potência máxima 21cv @ 8.000 RPM
Torque máximo 2,1 kgf.m @ 6.500 RPM
Marcha Lenta 1.350 RPM +/- 100
Capacidade de óleo 1,5 litros
Combustível
Alimentação Injeção Eletrônica
Tanque de combustível 19,2 litros, sendo 4,5 reserva.
Eletrônica
Ignição ECU/CDI
Partida Elétrica
Bateria 12V 6Ah selada
Farois 12V 55/60W H4
Transmissão
Embreagem Multi-discos banhada a óleo com acionamento mecânico.
Câmbio Manual sequencial de 5 marchas
Transmissão final Por corrente com o-ring
Quadro
Tipo Berço Duplo de aço
Dimensões
Comprimento 2.065 mm
Largura 745 mm
Altura 1.065 mm
Distância mínima do solo 190 mm
Distância entre eixos 1.360 mm
Caster 23º 30′
Raio de curva 2,4 m
Altura do assento 805 mm
Peso seco 137 kg
Peso em ordem de marcha 153 kg
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico hidráulico, curso de 120 mm.
Traseira Braço oscilante, curso de 120 mm.
Roda dianteira De liga leve de 17 polegadas
Roda traseira De liga leve de 17 polegadas
Pneu dianteiro 100/80 17 M/C 52S (sem câmara)
Pneu traseiro 130/70 17 M/C 62S (sem câmara)
Freio dianteiro Disco único ventilado, de 282 mm, mordido por pinça de 2 pistões.
Freio traseiro Disco único ventilado, de 220 mm, mordido por pinça de 1 pistão.
Preço sugerido (2012) R$ 11.279,00
Cores (2012) Vermelha, Preta ou Roxa

Mais fotos

Veja também