Yamaha YZ-250 Fazer 2011
A Fazer 2011 é a Street de 250 cilindradas da Yamaha que alia bom desempenho, economia e praticidade, ideal para o dia a dia.
Lançada em 2005, a Yamaha YS-250 Fazer foi a resposta na época a “Bomba” Twister. Mesmo tendo chegado 4 anos atrasada, a Fazer 250 conseguiu se estabelecer como uma boa opção de moto urbana, pois possuía alguns diferenciais em relação a concorrente. O principal, obviamente, é o uso de injeção eletrônica ao invés do carburador. A Fazer 250 foi a primeira moto nacional a usar o sistema.
De 2005 até 2010, a fazer pouco mudou. Em 2010 apenas ganhou uma nova ponteira de escapamento, com visual mais moderno, novas cores e grafismos, e uma sonda lambda no cano de escape a partir de 2009, item que ajuda a injeção eletrônica a adaptar a alimentação de acordo com o tipo de uso da moto.
E em 2011, a Yamaha lançou a “Nova Fazer”, reestilizada, com novo tanque de combustível, carenagens, lanterna e farol, rodas e muitas outras novidades. O motor continua o mesmo, mas agora a moto conta com freio a disco na roda traseira, um grande diferencial, já que na época a sua principal concorrente, a CB300R, só possuía o equipamento no modelo C-ABS, bem mais caro.
A Yamaha parece ter acertado uma ótima relação custo-benefício com a Fazer 2011. A moto é ideal para uso urbano diário, para ir e vir do trabalho, e até mesmo para pequenas viagens. O motor de 250cc e apenas 2 válvulas (OHC) gera até 21 cavalos de potência e 2.21 kgf.m de torque. O câmbio de 5 marchas é bem escalonado e permite andar sem fazer muitas trocas de marcha, aumentando o conforto.
Suspensão macia, peso baixo e banco largo contribuem para melhorar ainda mais o conforto da moto, e o tanque com assombrosos 19 litros de capacidade garantem uma autonomia maior que 500 km, já que a moto pode fazer médias superiores a 28 km por litro de gasolina.
Ficha técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 1 cilindro, 2 válvulas, OHC, refrigerado a ar e cárter úmido. |
Cilindrada | 249cc |
Diâmetro x Curso | 74,0 x 58,0 mm |
Taxa de compressão | 9,8:1 |
Potência máxima | 21cv @ 8.000 RPM |
Torque máximo | 2,1 kgf.m @ 6.500 RPM |
Marcha Lenta | 1.350 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 1,5 litros |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Tanque de combustível | 19,2 litros, sendo 4,5 reserva. |
Eletrônica | |
Ignição | ECU/CDI |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V 6Ah selada |
Farois | 12V 55/60W H4 |
Transmissão | |
Embreagem | Multi-discos banhada a óleo com acionamento mecânico. |
Câmbio | Manual sequencial de 5 marchas |
Transmissão final | Por corrente com o-ring |
Quadro | |
Tipo | Berço Duplo de aço |
Dimensões | |
Comprimento | 2.065 mm |
Largura | 745 mm |
Altura | 1.065 mm |
Distância mínima do solo | 190 mm |
Distância entre eixos | 1.360 mm |
Caster | 23º 30′ |
Raio de curva | 2,4 m |
Altura do assento | 805 mm |
Peso seco | 137 kg |
Peso em ordem de marcha | 153 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico hidráulico, curso de 120 mm. |
Traseira | Braço oscilante, curso de 120 mm. |
Roda dianteira | De liga leve de 17 polegadas |
Roda traseira | De liga leve de 17 polegadas |
Pneu dianteiro | 100/80 17 M/C 52S (sem câmara) |
Pneu traseiro | 130/70 17 M/C 62S (sem câmara) |
Freio dianteiro | Disco único ventilado, de 282 mm, mordido por pinça de 2 pistões. |
Freio traseiro | Disco único ventilado, de 220 mm, mordido por pinça de 1 pistão. |
Preço sugerido (2012) | R$ 11.279,00 |
Cores (2012) | Vermelha, Preta ou Roxa |