Yamaha XJ6 N 2012 – a 4 cilindros mais barata do Brasil
A Yamaha lançou aqui no Brasil a XJ6 em 2010. Chegou sem fazer tanto alarde, como uma quase-substituta da FZ6N, mas com uma proposta bem diferente, e preço mais camarada, tem conquistado a garagem de muita gente.
Lançada lá fora em 2008 com o nome de XJ6 Diversion (veja o post da época aqui), a XJ6 é uma moto com motor de 4 cilindros bem comportado, projetada principalmente para uso urbano. O motor, apesar de ter 600cc e 4 cilindros em linha, desenvolve apenas 77 cavalos, o que é bem pouco para um motor com esta engenharia. Em compensação, a entrega de torque é privilegiada e por isso ela responde muito bem em baixa e média rotação. Por isso é uma moto bem versátil, que pode ser usada tanto para no dia-a-dia, quanto para viagens.
Esportivamente, a moto não possui muitos atributos. O quadro de aço tubular não é rígido suficiente para uma tocada mais agressiva, e se torce em casos extremos. Os pneus 160 e o conjunto de freios certamente não foram pensados para isso. Apesar disso, a moto entrega muita diversão a quem procura uma moto com o ronco dos 4 cilindros, mais potência do que o habitual, e um pouco de economia para o uso diário.
Com visual atraente e moderno, a XJ6 N ainda conta com painel eletrônico com conta-giros de analógico e demais instrumentos digitais. A posição de pilotagem é confortável, e o banco do garupa está acima da média para este tipo de moto.
Em 2012, nada mudou na moto, exceto os grafismos. Mas o que mais chama a atenção na XJ6 é o preço: Custando apenas R$ 27 mil, a XJ6 certamente é uma opção interessante. Mais barata do que qualquer outra 4 cilindros, e com preço bem parecido com o da Kawasaki ER-6n, bicilíndrica que obviamente deixa de ser tão atraente para quem quer mais ronco do que qualquer outra coisa.
Ficha técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigerado a líquido e cárter úmido. |
Cilindrada | 600cc |
Diâmetro x Curso | 65,5 x 44,5 mm |
Taxa de compressão | 12,2:1 |
Potência máxima | 77,5 cv @ 10.000 RPM |
Torque máximo | 6,09 kgf.m @ 8.500 RPM |
Marcha Lenta | 1.350 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 3,4 litros |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Tanque de combustível | 17,3 litros |
Eletrônica | |
Ignição | ECU/CDI |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V 10Ah selada |
Farois | 12V 55/60W H4 |
Transmissão | |
Embreagem | Multi-discos banhada a óleo com acionamento mecânico. |
Câmbio | Manual sequencial de 6 marchas |
Transmissão final | Por corrente com o-ring |
Quadro | |
Tipo | Berço duplo em alumínio |
Dimensões | |
Comprimento | 2.120 mm |
Largura | 770 mm |
Altura | 1.185 mm |
Distância mínima do solo | 140 mm |
Distância entre eixos | 1.440 mm |
Caster | 26º |
Altura do assento | 785 mm |
Peso seco | 196 kg |
Peso em ordem de marcha | 215 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico hidráulico, curso de 130 mm. |
Traseira | Braço oscilante monoamortecido com amortecedor com ajuste de pré-carga da mola, curso de 130 mm. |
Roda dianteira | De liga leve de 17 polegadas |
Roda traseira | De liga leve de 17 polegadas |
Pneu dianteiro | 120/70 17 M/C 58W (sem câmara) |
Pneu traseiro | 160/60 17 M/C (sem câmara) |
Freio dianteiro | Dois discos flutuantes e ventilados, de 298 mm, mordido por pinças de 2 pistões cada, 4 no total. |
Freio traseiro | Disco único ventilado, de 245 mm, mordido por pinça de 1 pistão. |
Preço sugerido (2012) | R$ 27.000,00 |
Cores (2012) | Vermelha ou Preta |