Yamaha XT660R ficou mais barata!

Boa notícia para quem pensava em comprar uma Bigtrail: A Yamaha reduziu o preço da XT660R!


A XT660R é uma bigtrail consagrada e uma das motos mais versáteis disponíveis atualmente. É boa para cidade, para estrada e para terra. O seu problema era o preço praticado no Brasil: Por R$ 29 mil, pouca gente se dispunha a pagar o preço pela moto que, apesar de tantas qualidades, não tem “nada de mais”, e por ser a única opção, a moto se manteve por muito tempo no topo do ranking de vendas da categoria.

A BMW então nacionalizou a G650GS e tomou de assalto o mercado da XT660R, oferecendo uma moto com ABS, computador de bordo, seguro barato e escudo azul-e-branco no tanque por R$ 30 mil. Uma pechincha.

Demorou quase 2 anos, mas a Yamaha reagiu a esta investida dos Alemães reduzindo o preço da agora espartana XT660R para R$ 25.8 mil, uma redução de mais de 3 mil reais, que finalmente trouxe a moto para um valor mais próximo da realidade.

A XT660R é uma trail monocilíndrica refrigerada a liquido de 660cc alimentada por injeção eletrônica. O conjunto foi pensado para ser simples e eficiente, sem firulas e perfumaria, e justamente por este motivo é que o preço estava salgado. A moto possui balança traseira de aço, quadro tubular em aço, guidão de aço, rodas raiadas aro 21 e 17 de alumínio e painel digital sem conta-giros e sem marcador de combustível. Falando assim, até parece que estou criticando a moto, mas não, ela é ótima! Essa simplicidade garante a robustez e a durabilidade necessárias para as motos com este propósito, mantendo os custos de produção e de manutenção baixos. É uma das motos mais usadas para frotas policiais e de bombeiros justamente por este motivo.

Painel da XT660R 2012

Pessoalmente ainda acho caro, poderiam ter reduzido mais uns R$ 1.000, mas acho que já é pedir demais para os Japoneses. Se tivessem reduzido o preço dela no ano passado, provavelmente eu teria comprado uma XT660R em vez da V-Strom. Mas para isso o valor do seguro também teria que baixar bastante. Hoje este é o maior problema da XT660R.

A Yamaha XT660R 2012 já pode ser encontrada com o novo preço em toda a rede de concessionários da marca no Brasil, e está disponível nas cores Preta e Azul.

Ficha Técnica

Motor
Tipo 4 tempos, monocilindro, 4 válvulas, OHC, refrigeração liquida, cárter seco.
Cilindrada 660 cm³
Diâmetro x Curso 100,0 x 84,0mm
Taxa de compressão 10,0:1
Potência máxima 48 cv @ 6.000 RPM
Torque máximo 5,95 kgf.m @ 5.250 RPM
Marcha Lenta 1.400 RPM +/- 100
Capacidade de óleo 2,9 litros
Combustível
Alimentação Injeção Eletrônica de combustível
Tanque de combustível 15 litros
Eletrônica
Ignição CDI/ECU
Partida Elétrica
Bateria 12V 8AH Selada
Farois 12 V 55/60W H4
Transmissão
Embreagem Multidisco banhada a óleo
Câmbio Manual sequencial de 5 velocidades
Transmissão final Por corrente
Quadro
Tipo Diamond Tubular em aço
Dimensões
Comprimento 2.240 mm
Largura 845 mm
Altura 1.230 mm
Distância mínima do solo 210 mm
Distância entre eixos 1.505 mm
Caster 27,25º
Raio de curva 2,4 m
Altura do assento 865 mm
Peso seco 165 kg
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico hidráulico, sem ajuste, curso de 225mm.
Traseira Braço oscilante e amortecedor único, curso de 200mm.
Roda dianteira De alumínio, raiada, de 21 polegadas.
Roda traseira De alumínio, raiada, de 17 polegadas.
Pneu dianteiro 90/90-21 M/C 54 S com câmara
Pneu traseiro 130/80-17 M/C 65 S com câmara
Freio dianteiro Disco único flutuante e ventilado de 298mm mordido por pinça de 2 pistões
Freio traseiro Disco simples ventilado de 245mm mordido por pinça de 1 pistão.
Cores (2012) Preta ou Azul

E ai? Que você achou da redução de preço? Se anima a comprar uma XT660R agora?

Veja também