Yamaha XT660R ficou mais barata!
Boa notícia para quem pensava em comprar uma Bigtrail: A Yamaha reduziu o preço da XT660R!
A XT660R é uma bigtrail consagrada e uma das motos mais versáteis disponíveis atualmente. É boa para cidade, para estrada e para terra. O seu problema era o preço praticado no Brasil: Por R$ 29 mil, pouca gente se dispunha a pagar o preço pela moto que, apesar de tantas qualidades, não tem “nada de mais”, e por ser a única opção, a moto se manteve por muito tempo no topo do ranking de vendas da categoria.
A BMW então nacionalizou a G650GS e tomou de assalto o mercado da XT660R, oferecendo uma moto com ABS, computador de bordo, seguro barato e escudo azul-e-branco no tanque por R$ 30 mil. Uma pechincha.
Demorou quase 2 anos, mas a Yamaha reagiu a esta investida dos Alemães reduzindo o preço da agora espartana XT660R para R$ 25.8 mil, uma redução de mais de 3 mil reais, que finalmente trouxe a moto para um valor mais próximo da realidade.
A XT660R é uma trail monocilíndrica refrigerada a liquido de 660cc alimentada por injeção eletrônica. O conjunto foi pensado para ser simples e eficiente, sem firulas e perfumaria, e justamente por este motivo é que o preço estava salgado. A moto possui balança traseira de aço, quadro tubular em aço, guidão de aço, rodas raiadas aro 21 e 17 de alumínio e painel digital sem conta-giros e sem marcador de combustível. Falando assim, até parece que estou criticando a moto, mas não, ela é ótima! Essa simplicidade garante a robustez e a durabilidade necessárias para as motos com este propósito, mantendo os custos de produção e de manutenção baixos. É uma das motos mais usadas para frotas policiais e de bombeiros justamente por este motivo.
Pessoalmente ainda acho caro, poderiam ter reduzido mais uns R$ 1.000, mas acho que já é pedir demais para os Japoneses. Se tivessem reduzido o preço dela no ano passado, provavelmente eu teria comprado uma XT660R em vez da V-Strom. Mas para isso o valor do seguro também teria que baixar bastante. Hoje este é o maior problema da XT660R.
A Yamaha XT660R 2012 já pode ser encontrada com o novo preço em toda a rede de concessionários da marca no Brasil, e está disponível nas cores Preta e Azul.
Ficha Técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, monocilindro, 4 válvulas, OHC, refrigeração liquida, cárter seco. |
Cilindrada | 660 cm³ |
Diâmetro x Curso | 100,0 x 84,0mm |
Taxa de compressão | 10,0:1 |
Potência máxima | 48 cv @ 6.000 RPM |
Torque máximo | 5,95 kgf.m @ 5.250 RPM |
Marcha Lenta | 1.400 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 2,9 litros |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica de combustível |
Tanque de combustível | 15 litros |
Eletrônica | |
Ignição | CDI/ECU |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V 8AH Selada |
Farois | 12 V 55/60W H4 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
Câmbio | Manual sequencial de 5 velocidades |
Transmissão final | Por corrente |
Quadro | |
Tipo | Diamond Tubular em aço |
Dimensões | |
Comprimento | 2.240 mm |
Largura | 845 mm |
Altura | 1.230 mm |
Distância mínima do solo | 210 mm |
Distância entre eixos | 1.505 mm |
Caster | 27,25º |
Raio de curva | 2,4 m |
Altura do assento | 865 mm |
Peso seco | 165 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico hidráulico, sem ajuste, curso de 225mm. |
Traseira | Braço oscilante e amortecedor único, curso de 200mm. |
Roda dianteira | De alumínio, raiada, de 21 polegadas. |
Roda traseira | De alumínio, raiada, de 17 polegadas. |
Pneu dianteiro | 90/90-21 M/C 54 S com câmara |
Pneu traseiro | 130/80-17 M/C 65 S com câmara |
Freio dianteiro | Disco único flutuante e ventilado de 298mm mordido por pinça de 2 pistões |
Freio traseiro | Disco simples ventilado de 245mm mordido por pinça de 1 pistão. |
Cores (2012) | Preta ou Azul |
E ai? Que você achou da redução de preço? Se anima a comprar uma XT660R agora?