Desafio 21 dias do Blosque

O Motos Blog está participando do Desafio 21 dias 2011 do Blosque, um tipo de gincana entre os blogs onde o objetivo geral é ajudar a blogosfera mutuamente.

As vinte e uma atividades envolvem basicamente melhorias no próprio blog, ajustes finos, de conceito, de conteúdo, de tecnologia. Tudo para fechar 2011 com chave de ouro.

Desafio 21 dias 2011 Blosque

O post é meio longo e pode até ser um pouco chato para quem não é blogueiro ou não se interessa pelo “outro lado” do trabalho. Se for seu caso, fique tranquilo, o principal objetivo deste post é apenas consolidar a participação no desafio, já que criar o post é uma exigência.

Mas se você tem um blog ou site, ou se interessa pelo mundo dos blogs em geral, vale a pena ler a página de apresentação do desafio, para que você entenda um pouco a preocupação que tenho com a qualidade do trabalho que eu realizo aqui no Motos Blog.

O Motos Blog está participando, e eu já fiz grande parte das atividades do desafio. A medida que as novas tarefas forem sendo divulgadas, eu vou atualizar este post. Quero começar o ano que vem “com o cabo enrolado”, e para isso, a melhor forma é analisar o que o Motos Blog é hoje e o que quero que ele seja no futuro.

Abaixo as tarefas do desafio, e como o Motos Blog concluiu cada uma:

1 – Faxinando o Blog

O Motos Blog já tem mais de 4 anos, e apesar da premissa dele ser a de um grande arquivo perpétuo, alguns artigos do inicio dele eram realmente inúteis. Então eu excluí vários deles. Também fiz uma verificação para encontrar links quebrados, e removi todos. Os plug-ins que tenho já são os que preciso mesmo, não usehavia nenhum que eu não usa-se, nadamas eu excluí um widget da sidebar e então o plug-in se tornou desnecessário. Spam de comentários, bom, eu praticamente não tenho, pois eu limpo sempre.

Tarefa 1 – Plugin e Widget removidos

Tarefa 1 – Plugins removidos

Tarefa 1 – Posts deletados

2 – Organizar a caixa de ferramentas

Boas ferramentas fazem metade do trabalho, diz o ditado. E é por isso que as ferramentas que uso são importantíssimas. Manter o Motos Blog é um desafio enorme. Já disse em outro post que ele não é a minha atividade principal, e que eu tenho um emprego de tempo integral. O Motos Blog é meu hobby, minha atividade das horas livres! Apesar disso, ele é muito profissional e conquista cada vez mais leitores, anunciantes e parceiros. O segredo é um só: organização. E as ferramentas que uso devem estar sempre em ordem.
A principal, sem dúvida, é o leitor de Feeds. Eu assino MUITOS, muitos mesmo, e leio todos. Eles são minha principal fonte de informação, já que eu não assino revistas, nem leio jornais. Eu leio os Feeds no meu telefone celular, quando dá tempo, então de tempos em tempos eu faço uma limpeza no meu agregador de Feeds, eliminando os blogs que não oferecem feed completo (eu não tenho tempo para dar um pageview pra você, sorry), ou os blogs que são mais desleixados e postam pouco. Aproveitei a oportunidade para fazer isso, e agora de 110 feeds, assino apenas 84.

Tarefa 2 – Feeds antes e depois

O e-mail já é uma história diferente. Eu tentei uma vez limpar minha caixa de entrada, mas eu simplesmente não consigo mantê-la limpa. Todos os dias eu recebo pelo menos uns 50 e-mails de leitores, e eu juro que tento responder a todos, mas tem épocas que simplesmente não dá… o e-mail vai sendo enterrado pelos outros mais novos, e quando eu vejo, já era, foi para o limbo. Mas o desafio exige uma atenção para isso, então o que eu fiz: olhei os e-mails que recebi em 2011, respondi o que tinha que responder, e os outros mais antigos, simplesmente arquivei sem ler. Se você me mandou e-mail, e está esperando resposta até hoje, manda de novo, pois provavelmente eu não li.

Tarefa 2 – Email antes da limpeza

Tarefa 2 – Email depois da limpeza

O Wiki, apesar de ter, eu atualizo pouco, pois eu geralmente escrevo os posts no trabalho, na hora do almoço ou no fim da tarde, e lá eu não tenho internet. Então eu mando para o e-mail. Mas no Wiki eu costumo deixar os templates de posts padronizados, informações sobre o ambiente (servidores, bancos de dados, etc) e diretrizes básicas que eu envio para colaboradores eventuais.

Wiki Motos Blog

3 – Melhorar a usabilidade do blog

A usabilidade é a facilidade que temos para encontrar os conteúdos do Blog. O Motos Blog, desde o início, foi criado para ser extremamente simples de ler e encontrar conteúdos. Mas sempre há o que melhorar, então eu modifiquei a fonte padrão, de Arial para Tahoma, o tamanho do texto, ligeiramente maior, e a nova largura da área de conteúdo, que agora tem 590 pixels. Desta forma, o blog poder ser lido na maioria dos computadores e tablets. Além disso, fiz melhorias na versão mobile do Blog, que é mostrada quando acessamos através de um celular.

Além disso, fiz o blog ficar mais rápido ajustando alguns parâmetros de cache, e criando alguns alias para CDNs (Content Delivery Networks – Redes de entrega de conteúdo), que aceleram a transferência das imagens e arquivos estáticos.

4 e 10 – Validar o Backup e o DRP

O provedor onde o Motos Blog é hospedado já possui uma rotina de backup diário, tanto do banco de dados quanto dos arquivos. Mas como eu já trabalhei em provedor e sei que este backup é o mesmo que nada, tenho também minha rotina de backup diário customizado. Aproveitei o desafio para verificar se os backups estão sendo feitos corretamente, e tive a feliz surpresa de constatar que sim. Se HOJE eu precisar mover o blog para outro provedor, ou restaura-lo de qualquer catástrofe eventual, tenho tudo salvo: Banco de dados, imagens, template, manuais de serviço e tudo mais. São mais de 10 GB de informação.

O DRP (Disaster Recovery Plan – Plano para recuperação de desastres) é muito simples: Caso por algum motivo o blog saia do ar de maneira irrecuperável, eu hospedo ele em outro provedor, e altero o registro do domínio para o novo provedor. A estrutura necessária é relativamente simples, e como eu tenho todos os arquivos localmente, é algo que eu posso fazer rápido.

5 – Limpeza geral da Sidebar

Fiz uma limpa em todos os widgets desnecessários que eu tinha, como o de Links para o site de empregos. Também reduzi drasticamente a quantidade de categorias que existiam, ficando apenas com as necessárias. A única adição foi uma nova posição de publicidade, que terá exclusivamente chamadas para conteúdos do próprio Motos Blog, como o Motocast, o Canal do Motos Blog no Youtube, a Fan Page do Motos Blog no Facebook, os artigos mais importantes, e etc.

6 – Presentão de natal

O Post de Natal já está escrito! E nele eu faço um jabá de um blog bem bacana que eu estou acompanhando. Aguarde!

7 – Erros e tropeços

Ninguém está livre de errar de vez em quando, e em 2011 eu cometi alguns erros relacionados ao Blog. O principal, na minha opinião, foi ter feito vista grossa na organização do passeio para Extrema/MG, onde reuni 26 motos em uma pequena viagem que tinha grande chance de acabar mal. Felizmente no final todos chegaram em casa inteiros, mas confesso que foi estressante para mim. Desde então não organizei mais passeios, mas pretendo voltar a fazer isso em breve.

8 – Poupança de posts

Essa prática eu já adoto a muito tempo. Sempre tenho textos escritos em antecipação, que seguro a publicação para os momentos de hiato criativo ou de falta de tempo. Quem acompanha o Motos Blog sabe que eu prefiro postar pouco, mas com ótima qualidade, do que postar um monte de notícias, iguais a dos outros blogs sobre motos. Neste final de ano não será diferente. O Blog continuará sendo atualizado, mesmo na semana de natal e ano novo.

9 – Melhorar a página “Sobre este blog”

A página “Sobre o Motos Blog” sempre esteve presente, mas já fazia tempo que eu não atualizava ela. A última vez foi em Outubro do ano passado. Agora ela está atualizada, contando um pouco mais da história e do propósito do Motos Blog.

O Motos Blog

10 – Um blog prevenido vale por dois

Ver item 4.

11 – Autoanálise do Blog

O Desafio propõe um checklist de 20 itens para analisar blog. Fiquei muito feliz em saber que o Motos Blog já atende a todos estes itens, que dizem respeito a usabilidade, facilidade de leitura e acolhimento de novos visitantes. E depois da limpeza que fiz no sidebar, ficou ainda mais bacana!

12 – Cinco lições que aprendi sobre blogs

1) Mais vale um artigo interessante do que dez inúteis.
2) O leitor que comenta vale ouro, e merece ser respondido.
3) Muita gente lê blogs pois não tem tempo para frequentar fóruns.
4) Adsense não dá trabalho, mas paga muito pouco. Se é para ter sucesso com blogs, terá que trabalhar a parte comercial dele também.
5) Quando me oferecem uma parceria, na verdade, querem publicidade grátis.

13 – Página super útil

Aqui no Motos Blog eu tenho algumas destas páginas, que agregam algum serviço de grande interesse das pessoas, facilitando assim o acesso. A mais legal delas com certeza é a http://www.motosblog.com.br/comecar, que tem informações e dicas para quem quer começar a andar de moto.

14 – Por que eu blogo?

Existe um ditado que circula entre os grupos de profissionais de TI, que diz “Mais vale um programador com uma boa ideia do que 10 pessoas normais com a mesma ideia”. Não que o programador não seja uma pessoa normal (mas de fato, não conheço nenhum programador normal), porém o programador consegue executar suas ideias da melhor forma e em tempo recorde, coisa que quem não é profissional de TI só consegue gastando uma pequena fortuna e contratando uma pequena equipe de programadores que não estão tão motivados quanto estariam se a ideia fosse deles.

O Motos Blog nasceu neste contexto: Sites sobre motos que não ofereciam as ferramentas tecnologias que eu queria. Simples assim. Sempre fui frequentador de fóruns, mas a medida que a vida profissional avançava, tempo diminuía. Então para me manter informado, procurava por blogs sobre motos que ofereciam RSS completo, e no Brasil de 2007, simplesmente não existiam.

Desde então, venho escrevendo com relativa frequência, sobre os assuntos que eu mais gosto. Meu objetivo aqui nunca foi ter 10 artigos publicados por dia, mas sim 3 ou 4 por semana, sobre algo que realmente valesse a pena ler. O tempo do meu leitor é importantíssimo, e eu não gosto de gasta-lo com textos vazios e sem sentido. A principal motivação para continuar é quando alguém deixa um comentário, dizendo o que pensa, se concorda comigo ou não, e assim iniciar uma discussão saudável. Quando o leitor, assinante do boletim ou do feed, entra no blog para deixar um comentário, é porque o texto valeu a pena.

15 – Adeus ano velho

O post de final de ano já está pronto também. Desta vez ele será um pouco diferente dos anteriores, pois eu vou falar sobre a blogosfera motociclística e objetivos para 2012. Post bem bacana!

16 – Balanço do ano

Eu defini algumas metas no final do ano passado, que eram basicamente reduzir a taxa de rejeição (em 2010 foi de 67,11%), e aumentar o tempo de visita (que era de 2m04s). Estes dois indicadores melhoraram bastante, mas não consegui atingir a meta, e não sei explicar exatamente o motivo. Mas em 2012 vou trabalhar forte neste objetivo. Mas de um modo geral, estou satisfeito com o desempenho do Blog. Em 2011 ele cresceu 76,9% em quantidade de visualizações de página, e 66,7% em quantidade de novos visitantes únicos. Além disso, a quantidade de assinantes do Feed e do boletim por e-mail pulou de 2600 para 5850, um aumento de 125% em apenas um ano! Financeiramente, o Blog me deu algumas alegrias. Em um mês deste ano, ele rendeu mais do que o salário que eu ganho em meu emprego normal, o que me faz acreditar que um dia eu até posso viver disso! Por enquanto não consigo contar com isso, pois o faturamento oscila muito (mês passado por exemplo, não deu quase nada). Mas quem sabe né?

17 – Objetivos para 2012

No ano passado eu tracei alguns objetivos, mas não os revelei para “ter o direito de não cumprir”, o que é o mesmo que não ter objetivos. Este ano, graças ao desafio, vai ser diferente, e vou deixar desde já registrado quais serão as principais metas para 2012.

  1. Atingir 10 mil assinantes do Boletim e RSS. Este não é tão difícil. Em 2011 consegui 125% de crescimento. Se eu conseguir manter essa taxa, será fácil.
  2. Aumentar em pelo menos 50% a quantidade de impressões de página (pageviews) e de visitantes únicos. Hoje tenho 500 mil impressões e 215 mil visitantes únicos, portanto, preciso chegar a 750 mil impressões e 322 mil visitantes únicos.
  3. Reduzir a taxa de rejeição para menos de 30%. A taxa de rejeição é a quantidade de visitantes que chega ao blog e vai embora sem ver nenhuma outra página. Isso eu consigo cativando mais o leitor. Hoje a taxa de rejeição é de 53%.
  4. Aumentar a interação social. A Fan Page do Motos Blog no Facebook está muito parada. Quero conseguir pelo menos 5 mil fãs lá em 2012. Hoje não tem nem 500.

18 – Resoluções para 2012

Diferente dos objetivos, que são metas claras e atingíveis, as resoluções são mais parecidas com desejos, com metas extremamente idealistas. E eu tenho algumas para 2012 também. A principal, certamente, é fazer com que o faturamento do blog aumente a ponto de eu poder viver só dele. Hoje o maior obstáculo para fazer o blog render o que eu acho que ele pode render é justamente a minha falta de tempo para dedicar a ele. Com mais tempo, eu poderia pesquisar mais, escrever mais, criar outros tipos de conteúdo (vídeo e áudio). Este é o meu maior desejo para 2012.

19 – Decoração de Natal

Este ano, o Motos Blog vai ficar decorado para o Natal! Dá uma olhada! No logotipo no topo e no quadro de assinatura do Boletim.

Por enquanto é isso. Ainda faltam algumas tarefas, então vou atualizando este post a medida que for fazendo. Fique ligado! E se tiver dúvidas, quiser deixar sua opinião, não se acanhe! Deixe um comentário!

20 – Retrospectiva 2011

Eu vou fazer ainda este ano um post mais detalhado, mas este é apenas para cumprir a vigésima tarefa do desafio. Eis os posts mais importantes dos 11 meses de 2011:

21 – Calendário Bloguístico

E a última tarefa do desafio do Blosque é relativamente simples: Listar as datas mais importantes do ano para o Motos Blog. São as seguintes:
27 de Julho – Dia do Motociclista
1º de Agosto – Aniversário do Motos Blog

Veja também