Vai trocar os pneus ou pastilhas de freio? Tenha cuidado!
Esta é uma dica simples, mas muita gente não sabe e acaba se acidentando por isso.
Os pneus de moto são banhados com uma resina a base de vaselina, extremamente lubrificante, quando vão ser armazenados, seja após a fabricação, seja no estoque na loja. Esta resina serve para evitar que o pneu fique ressecado, e estrague por falta de uso.
Sempre que você for trocar os pneus da sua moto, lembre-se que os pneus novos estão cheios dessa resina, e que portanto, a aderência deles está próxima de NENHUMA. É extremamente perigoso andar com os pneus assim.
A má notícia é que não há o que fazer para amenizar isso. Lavar o pneu pouco adianta. O único jeito de tirar a resina do pneu é rodar com ele.
Então, na hora de sair com o pneu novo, tenha cuidado, ande devagar nos primeiros KMs, e evite fazer curvas rápidas com a moto enquanto a resina estiver nele.
Outra manutenção que sempre causa acidentes é a troca das pastilhas de freio. O desgaste do disco de freio cria pequenas ranhuras nele, e as pastilhas de freio se desgastam sempre no mesmo formato dessas ranhuras, dessa forma, a área de contato é total. Quando você coloca pastilhas novas, a área de contato é reduzida, já que o disco continua com as ranhuras, mas a pastilha nova não. Então é importante não exigir muito dos freios nos primeiros KMs, pois se você precisar, eles não vão responder com a mesma eficiência.
Fica a dica.