Yamaha YZF-R1 2013 ganha controle de tração no Brasil

Conforme eu já havia anunciado na época do lançamento lá fora, a R1 2013 chega ao Brasil com as mesmas modificações lançadas no final do ano passado no exterior, além de um grafismo exclusivo!

A Yamaha acabou de anunciar o lançamento, que no Brasil ganhou um grafismo inédito. A última versão da super-esportiva da marca dos diapasões agora está disponível para quem quiser (e puder).

A principal novidade é o sistema TCS, que é o nome do sistema eletrônico de controle de tração da Yamaha. Com 7 regulagens diferentes, ele serve para evitar que o motor despeje potência além do necessário na roda traseira, o que é especialmente útil nas saídas de curva. Afinal de contas, controlar os 182 cavalos do motor 1000 dessa moto não era uma das tarefas mais fáceis.

Agora ficou fácil. Com 7 regulagens de controle de tração e 3 mapeamentos diferentes de injeção eletrônica, a moto possui 21 esquemas de comportamento diferentes, que certamente vão agradar desde o piloto profissional até o mais inexperiente dos pilotos. Melhor mesmo, só se tivesse freio ABS (e que pudesse ser desligado).

Além do TCS, a moto ganhou ajustes nas suspensões, em especial a traseira, com novo controle de pré-carga da mola. Os freios também foram otimizados.

No mais, os detalhes são estéticos: Nova carenagem superior, novos faróis, piscas de LED.

O Motor continua sendo o inovador (e controverso) Crossplane de 998cc, capaz de gerar até 182 cavalos de potência e 11,7 kgf.m de torque. É uma tecnologia que apenas a Yamaha possui, e segundo ela, faz a entrega de torque ser mais linear, obtendo-se assim máximo desempenho.

A Yamaha YZF-R1 2013 nacional tem preço sugerido de R$ 61.490,00, e já pode ser encomendada em toda a rede de concessionárias Yamaha.

Ficha técnica

Motor
Tipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas (as 8 de admissão são de titânio), virabrequim tipo “Crosssplane”, cárter úmido
Cilindrada 998 cc
Potência máxima 182 hp @ 12.500RPM (sem admissão forçada)
Torque máximo 11,7 kgm.f @ 10.000 RPM
Combustível
Alimentação Injeção eletrônica YCC-T e YCC-I
Tanque de combustível 18 litros
Eletrônica
Ignição Eletrônica transistorada, com controle de tração integrado
Partida Elétrica
Farois 12 V, 55/60W x2
Transmissão
Embreagem Multidisco banhada a óleo
Câmbio Manual, sequencial, 6 velocidades
Transmissão final Por corrente com O-Ring
Quadro
Tipo Deltabox em alumínio
Chassis
Comprimento 2.070 mm
Largura 715 mm
Altura 1.130 mm
Distância entre eixos 1.415 mm
Caster 24º
Altura do assento 835 mm
Peso seco 177 kg
Peso em ordem de marcha 206 kg
Capacidade máxima de carga 180 kg
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico invertido de 43mm, curso 119mm com ajuste de pré-carga, compressão e retorno.
Traseira Amortecedor único hidráulico com reservatório anexado, ajustável para baixa e alta velocidade na pré-carga, retorno e compressão.
Roda dianteira De liga leve, 17 polegadas
Roda traseira De liga leve, 17 polegadas
Pneu dianteiro 120/70 ZR17 M/C, sem câmara
Pneu traseiro 190/55 ZR17 M/C, sem câmara
Freio dianteiro Disco Duplo de 310mm com pinças de 6 pistões montadas radialmente.
Freio traseiro Disco simples de 220mm com pinça de 1 pistão.
Cores (2013) Azul e branca, Branca ou Preta
Preço (2013) R$ 61.490,00

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