Yamaha YZF-R1 2013 ganha controle de tração no Brasil
Conforme eu já havia anunciado na época do lançamento lá fora, a R1 2013 chega ao Brasil com as mesmas modificações lançadas no final do ano passado no exterior, além de um grafismo exclusivo!
A Yamaha acabou de anunciar o lançamento, que no Brasil ganhou um grafismo inédito. A última versão da super-esportiva da marca dos diapasões agora está disponível para quem quiser (e puder).
A principal novidade é o sistema TCS, que é o nome do sistema eletrônico de controle de tração da Yamaha. Com 7 regulagens diferentes, ele serve para evitar que o motor despeje potência além do necessário na roda traseira, o que é especialmente útil nas saídas de curva. Afinal de contas, controlar os 182 cavalos do motor 1000 dessa moto não era uma das tarefas mais fáceis.
Agora ficou fácil. Com 7 regulagens de controle de tração e 3 mapeamentos diferentes de injeção eletrônica, a moto possui 21 esquemas de comportamento diferentes, que certamente vão agradar desde o piloto profissional até o mais inexperiente dos pilotos. Melhor mesmo, só se tivesse freio ABS (e que pudesse ser desligado).
Além do TCS, a moto ganhou ajustes nas suspensões, em especial a traseira, com novo controle de pré-carga da mola. Os freios também foram otimizados.
No mais, os detalhes são estéticos: Nova carenagem superior, novos faróis, piscas de LED.
O Motor continua sendo o inovador (e controverso) Crossplane de 998cc, capaz de gerar até 182 cavalos de potência e 11,7 kgf.m de torque. É uma tecnologia que apenas a Yamaha possui, e segundo ela, faz a entrega de torque ser mais linear, obtendo-se assim máximo desempenho.
A Yamaha YZF-R1 2013 nacional tem preço sugerido de R$ 61.490,00, e já pode ser encomendada em toda a rede de concessionárias Yamaha.
Ficha técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas (as 8 de admissão são de titânio), virabrequim tipo “Crosssplane”, cárter úmido |
Cilindrada | 998 cc |
Potência máxima | 182 hp @ 12.500RPM (sem admissão forçada) |
Torque máximo | 11,7 kgm.f @ 10.000 RPM |
Combustível | |
Alimentação | Injeção eletrônica YCC-T e YCC-I |
Tanque de combustível | 18 litros |
Eletrônica | |
Ignição | Eletrônica transistorada, com controle de tração integrado |
Partida | Elétrica |
Farois | 12 V, 55/60W x2 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
Câmbio | Manual, sequencial, 6 velocidades |
Transmissão final | Por corrente com O-Ring |
Quadro | |
Tipo | Deltabox em alumínio |
Chassis | |
Comprimento | 2.070 mm |
Largura | 715 mm |
Altura | 1.130 mm |
Distância entre eixos | 1.415 mm |
Caster | 24º |
Altura do assento | 835 mm |
Peso seco | 177 kg |
Peso em ordem de marcha | 206 kg |
Capacidade máxima de carga | 180 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico invertido de 43mm, curso 119mm com ajuste de pré-carga, compressão e retorno. |
Traseira | Amortecedor único hidráulico com reservatório anexado, ajustável para baixa e alta velocidade na pré-carga, retorno e compressão. |
Roda dianteira | De liga leve, 17 polegadas |
Roda traseira | De liga leve, 17 polegadas |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17 M/C, sem câmara |
Pneu traseiro | 190/55 ZR17 M/C, sem câmara |
Freio dianteiro | Disco Duplo de 310mm com pinças de 6 pistões montadas radialmente. |
Freio traseiro | Disco simples de 220mm com pinça de 1 pistão. |
Cores (2013) | Azul e branca, Branca ou Preta |
Preço (2013) | R$ 61.490,00 |
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