Os Tipos de Moto

Como prometi, escrevi um texto sobre os principais tipos de moto e suas características. Acompanhe:

  • Motos Custom – A preferida dos viajantes. São muito confortáveis e robustas. Para velocidades normais (até 140 km/h) se comportam muito bem. Apresentam consumo de gasolina médio. Dependendo da cilindrada, chegam a fazer 20 km/l. Só servem para andar no asfalto.

    Yamaha RoyalStar 1300
  • Motos Street – São boas motos para a cidade e para a estrada também. A faixa de cilindrada delas é muito grande, vão de 100cc a 1300cc, para viagens acima de 100km, as motos de 250cc ou menos são cansativas, mas acima disso são boas. A posição de pilotagem cansa um pouco depois de um certo tempo viajando, mas nada que comprometa a pilotagem. O consumo depende da cilindrada, as 500cc chegam a médias de 20 km/l sem problemas. O asfalto é o piso indicado.

    Suzuki Bandit N600
  • Motos Esportivas – São as carenadas acima de 500cc. A posição de pilotagem não é muito confortável, mas o desempenho compensa isso, pois a viagem fica mais curta (hehehehe). São motos que atingem mais de 200 km/h com facilidade – e é pra isso que foram feitas. A autonomia não é grande, mas normalmente o piloto não se importa com isso, afinal ele viaja justamente por causa da velocidade. Apenas asfalto.

    Yamaha R1
  • Big Trails – São motos trail, só que grandes, bem grandes. Elas são devoradoras de distâncias. Tem grandes motores com bom torque e são muito confortáveis. A principal vantagem é que elas têm a alma off-road, então permitem andar muito bem por estradas esburacadas, e até pisos de cascalho e terra batida. É o tipo de moto ideal para explorar o Brasil todo. A autonomia depende da cilindrada, mas normalmente são econômicas, fazem cerca de 20 km/l.

    Yamaha XT660R
  • Motos trail – São motos off-road pequenas. Só servem pra viajar se esta viagem for no meio do mato. Alguns modelos on-off road (mistas) servem para viajar também, no asfalto mas o conforto é muito sacrificado. A autonomia é boa.
  • Big Scooters – São os Scooters de 250cc ou mais. Eles atingem boas velocidades e são muito confortáveis. Eles normalmente têm muito espaço para acomodar bagagem. Alguns modelos maiores chegam a ter rádio para ouvir músicas. A Autonomia é boa, dependendo da cilindrada. O legal é que estes scooters não têm marchas, tem um cambio CVT que facilita muito a pilotagem, traduzindo isso em conforto.

    Suzuki Burgman 650
  • Motos Chopper – São parecidas com as Customs, mas são totalmente personalizadas. Uma característica básica é que elas não têm banco para o carona, portanto, sempre viajar sozinho. A maioria não tem amortecedor traseiro, então os impactos do solo serão sentidos com muito mais intensidade. Normalmente estas motos têm o motor Harley Davidson 1200cc… é sempre o mesmo motor. Boa média de consumo e motor muito confiável.

    Chopper
  • Sport Touring – São motos esportivas carenadas, mas maiores, mais largas e mais potentes. Elas são confortáveis para viajar e tem o desempenho bom, mas o consumo é alto, são pesadas como as custom. É para quem gosta do estilo esportivo mas não abre mão do conforto.

    Kawazaki ZZR 1100

Como pode ver, existem muitos tipos de moto, para todos os gostos. Existem subtipos também, motos trial, café-racer, Streetfighters, motos personalizadas, existe todo o tipo de moto que imaginar. Algum dia falo delas.

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