Motos prepararadas
Desde que inventaram os motores, já se pensava em como melhorar o desempenho. E digo mais: Já se pensava em como comparar o desempenho de um com o de outro modificado por outra pessoa.
A competição é uma natureza humana. Pessoas gostam de competir e mostrar que são melhores que as outras. Cada pessoa mostra isso de formas diferentes, mas algumas usam suas motos para isso, fazendo competições (legais ou não), e não existe nada mais normal que isso.
A preparação das motos é um tema extremamente vasto, e que pode ser simples ou complexo, dependendo de quão interessado você está. Eu pretendo falar muito sobre mecânica e preparação aqui no Blog, mas posso adiantar algumas das formas mais simples (de entender) de obter ganhos de performance na sua moto, para faze-la andar mais rápido e melhor (seja em ambientes de competição ou não).
MAS ATENÇÃO: Eu e o Motos Blog não somos a favor de competições ilegais, rachas de rua e qualquer coisa que vá contra a nossa legislação. Vocês foram avisados.
- Remover o peso desnecessário – Motos de competição podem pesar muito menos que motos de rua. O milagre é remover tudo o que você não precisa. Por exemplo: Se vai correr em um autódromo durante o dia, então pode tranquilamente remover a placa, os faróis, piscas, sistemas de alarme, espelhos retrovisores, acessórios decorativos, pedaleiras do garupa, pedais de partida, motor de arranque e etc. Pode substituir a carenagem original por uma de fibra de vidro, bem mais leve (e barata), substituir o para-lama traseiro por um eliminador de fibra de vidro, substituir peças de ferro ou aço por alumínio ou fibra de carbono, como pedaleiras e pedais, manetes, guidão, alças, suportes, etc. Fazendo isso, pode-se tranquilamente perder mais de 20 kg na moto. Ah, um regime em você também faz diferença viu!
- Escapamento – O efeito em motos com motor 2 tempos é maior, mas em 4 tempos também é possível perceber melhora. Quando você troca o escapamento original por um modelo menos restritivo, está permitindo uma maior vazão dos gases do motor para fora, o que facilita o movimento em altas rotações. A carburação deve ser refeita para a nova ponteira de escape.
- Filtro de ar – O filtro de ar funciona na outra ponta. Um filtro de ar esportivo permite uma maior vazão de ar para dentro do motor, que se traduz em mais ar entrando no motor, consequentemente, maior o volume de gas combustível entrando no cilindro, maior a compressão e maior a potência. Ganhos vistos principalmente em altos regimes de rotação. É necessário refazer o acerto do carburador para o novo filtro.
- Carburador maior – Aqui é simples: Quanto maior o carburador, maior a capacidade dele de transformar a gasolina e o ar em gás combustível.
- Aumento de cilindrada – Consiste em aumentar o cilindro, pistão e anéis, para aumentar o tamanho do motor. Pense bem antes de partir para este tipo de preparo, pois compromete a vida útil do motor.
- Comandos de válvula otimizados – Mudam o anglo de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape. Um tipo muito particular, pois ele muda completamente o comportamento do motor. Muito interessante.
- Turbo – Esse só serve nas motos maiores (e olhe lá). Um compressor de ar que força a entrada de ar para o carburador (ou injeção eletrônica), e que faz entrar muito mais ar no motor do que entraria normalmente sem o turbo. Dobra a potência dos motores dependendo da pressão.
- Nitro – Relativamente simples de instalar e usar. Um furo no coletor de admissão e pronto. É uma injeção de adrenalina no motor. Mas você conhece a adrenalina né? As vezes provoca taquicardia…
Eu já tive uma moto preparada. Uma Twister. A moto era muito boa, realmente andava muito, mas infelizmente o motor dela explodiu e eu acabei voltando ele para o acerto de fábrica. Outro dia conto esta história.