Kasinski Comet 650 R – Breve análise
A dica foi do leitor Felipe Arruda, no post que eu fiz sobre as motos de 20 a 30 mil reais. Mas eu fiquei tão interessado na moto que acabei indo conferir pessoalmente e trouxe para vocês as minhas impressões.
Bom, a moto é realmente muito parecida com a Comet GTR 250, porém, dá pra ver que o motor é maior, e a ponteira de escapamento também, além disso, as medidas dos pneus são mais largas, sendo 120/70 o dianteiro e 160/60 o traseiro. De resto, o conjunto é praticamente o mesmo. Exceto pelo quadro, ligeiramente diferente, mesmos freios, mesmas rodas aro 17’, mesmo painel, carenagem… Tudo igual.
O motor é um bi-cilíndrico em V de 647cc DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote acionados por corrente). Gera 81,5 cv de potência a 9250 RPM e 6,9 kgf.m de Torque a 7250 RPM. É alimentado por injeção eletrônica de combustível e refrigerado a água. Certamente uma motorização respeitável, que permite a moto atingir uma boa velocidade final, ao mesmo tempo que permite uma pilotagem tranqüila em médios regimes de rotação.
Ao contrário do que se diz por ai, este motor não é Suzuki, ou projeto da Suzuki. É um projeto da própria Hyosung (fabricante do modelo). Apesar disso, o motor é muito parecido com o 650 V2 que equipa a V-Strom 650 e a Gladius 650.
O que mais chama a atenção nesta moto é o preço, que é de R$ 24.500. É difícil de acreditar que uma moto que entrega tanto seja vendida por um preço desses. Para se ter uma idéia, a ER-6n Kawasaki, recém lançada no Brasil, custa R$ 25.500, mil reais mais cara, não tem carenagem e tem motor menos potente. Já entre as carenadas, a mais próxima é a Yamaha XJ6 F, que custa R$ 30.500.
No mais, a moto é muito bonita. O acabamento melhorou muito de uns anos para cá, e a moto não tem mais aquela cara de “chinesa” que tinha antes. Parece realmente uma esportiva japonesa.
A moto é fabricada pela Sul-Coreana Hyosung, e no Brasil é montada e vendida pela Kasinski. A rede de concessionárias da marca não é muito grande, o que pode dificultar tanto a venda quanto a disponibilidade de peças de reposição. Já ouvi reclamações da marca com relação a isso. Aqui em Grande São Paulo existem 11 concessionárias, imagino que por aqui não seja grande problema. Também já vi reclamações a respeito do preço das peças de reposição: Um simples manete de freio custa mais de R$ 200,00!
Nesta minha visita a concessionária, encontrei também uma versão customizada, com os grafismos parecidos com os da Ducati. Ficou legal até, mas prefiro a pintura original.
Quanto ao seguro, pelo menos pra mim, é igual a qualquer outra moto: No meu perfil e meu CEP ficou em R$ 6.800,00 com franquia de R$ 2.500,00. Imagino que a situação melhore em lugares mais nobres e com perfis mais favoráveis. De qualquer forma, é uma moto pouco visada pelos ladrões. Pode ser uma boa opção para quem quer andar tranqüilo.
E você? Compraria uma moto dessas? Tem alguma opinião sobre a moto ou a marca para compartilhar? Não deixe de comentar!