Tudo sobre Pneus de moto
Os pneus da sua moto merecem uma atenção muito especial. São eles quem garantem grande parte da sua segurança. Motos só tem duas rodas, portanto, ambas devem estar em condições excelentes de uso, pois qualquer problema fatalmente causará um tombo.
O passo mais simples é a calibragem dos pneus. Ela influencia muito a condução da moto. Normalmente no manual do proprietário o fabricante informa qual a calibragem correta dos pneus para andar sozinho e para andar com garupa, mas este número normalmente é genérico e não se aplica a todas as situações.
Por exemplo: Se você vai andar em estradas de barro, (use uma moto Off-road, ok?), a calibragem dos pneus deve ser bem baixa, na casa de 15 lbs. Nestes casos, o pneu fica até com a aparência de murcho, mas é a única forma de se conseguir aderência neste tipo de solo. Em alguns casos deve-se reduzir ainda mais a pressão, mas daí se faz necessário o uso de uma trava de pneu, para evitar que a roda vire em falso e o pneu saia dela. São casos extremos, em qualquer outro caso a trava de roda não é necessária.
Por outro lado, para longas viagens em rodovias asfaltadas, a pressão dos pneus deve estar bem alta, na casa das 35 lbs. Quanto mais cheio o pneu estiver, menos esforço o motor terá de fazer para empurrar a moto, consequentemente, maior será a economia de combustível e a velocidade. Mas atenção, pneus muito cheios tendem a ficar muito duros, absorvendo menos os impactos de buracos e ondulações no asfalto.
Deve-se ter atenção especial ao desgaste dos pneus. A durabilidade do pneu vai depender da forma de conduzir a moto e da moto propriamente dita. Pode-se esperar que em uma moto 125 o pneu dure mais de 30 mil km, enquanto em uma superesportiva pode durar menos de 5 mil km. Quanto maior a potência do motor, maior a chance do pneu de desgastar mais rápido, vai depender da forma como o piloto sai com a moto (arrancada), freia com a moto e faz curvas: quanto mais rápido, mais desgaste.
Os pneus das motos maiores são mais caros. Um casal de bons pneus de uma 125cc custa na faixa de 200 reais, enquanto para as superesportivas ultrapassam os 1000 reais tranquilamente.
Existem marcas de pneus mais baratas, mas que não tem a mesma aderência e você deve tomar cuidado ao comprar esse tipo de pneu.
A medida que os pneus vão sendo usados, eles tendem a ficar “quadrados”, que é quando a banda central do pneu se desgasta mais que as bordas. Esse efeito normalmente causa um desconforto na pilotagem, pois a moto tende a querer sempre ficar “de pé”, dificultando um pouco as curvas. Em alguns casos extremos, a segurança fica afetada, pois existe um degrau entre a parte central e as laterais do pneu, então é melhor trocar o pneu quando começar a perceber isso.
Acredite: Consertar o estrago de um tombo é muito mais caro do que um casal de pneus bons.