Yamaha AT-115 Neo 2011
A Yamaha Neo 2011 chegou aos concessionários Yamaha de todo o país sem novidades.
Lançada em 2005, a Yamaha Neo é um misto de Scooter com Cub underbone. Trata-se de uma motoneta com rodas de 16 polegadas e câmbio automático CVT. Uma moto para quem procura a praticidade do Scooter com o conforto e a estabilidade de uma moto maior.
Em 2008 a Neo sofreu uma reestilização, mantendo-se a mesma até hoje, inclusive neste novo modelo 2011. Apesar de reestilizada, a pequena moto continua com o mesmo coração: Um motor monocilíndrico de 114cc 4 tempos 2 válvulas OHC refrigerado a ar e alimentado por um carburador BS25 Mikuni com afogador eletrônico automático.
O diferencial mesmo é o câmbio automático CVT, que como nos Scooters, facilita muito a pilotagem, pois basta acelerar e a moto ganha velocidade progressivamente, sem troca de marchas, sem trancos e sem acionamento de embreagem.
Na parte ciclística, a moto conta com garfo dianteiro telescópico, com curso de 90mm e com balança integrada ao câmbio na traseira, com dois amortecedores e curso de 75mm. As rodas são de liga leve com 5 raios e 16 polegadas, com pneus sem câmara. O freio dianteiro é a disco com pinça de 2 pistões, e o traseiro é a tambor.
A moto pesa apenas 103 kg, o que torna sua pilotagem ainda mais fácil. E ela conta com alguns diferenciais bacanas, como o farol duplo dianteiro que confere um visual mais moderno a pequena moto. Há também um porta objetos sob o banco, com capacidade de 17 litros, que é suficiente para levar um capacete aberto, e 2 porta-objetos atrás do escudo frontal. A Neo 115 2011 também já vem com cavalete central e lateral, partida elétrica e a pedal de série.
A Yamaha AT-115 Neo 2011 é uma moto urbana, que foi feita para ser simples e ter baixo custo de aquisição e manutenção, mas sem deixar de lado o conforto e a praticidade. Só lamento a Yamaha ainda não ter substituído o carburador por injeção eletrônica.
A Neo já pode ser encontrada em toda a rede de concessionárias Yamaha, e o preço sugerido é de R$ 6.459,00.
Ficha técnica/Especificações
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 1 cilindro, 2 válvulas, OHC, refrigerado a ar, cárter úmido. |
Cilindrada | 114 cc |
Diâmetro x Curso | 50,0 x 57,9 mm |
Taxa de compressão | 8,8:1 |
Potência máxima | 8,3 cv @ 8.000 RPM |
Torque máximo | 0,8 kgf.m @ 7.000 RPM |
Marcha Lenta | 1.400 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 0,9 litros |
Combustível | |
Alimentação | Carburador BS 25 Mikuni |
Tanque de combustível | 4,8 Litros |
Eletrônica | |
Ignição | CDI |
Partida | Elétrica e pedal |
Bateria | 12V 7AH |
Farois | 12V 35/35 H4 x 2 |
Transmissão | |
Embreagem | Automática |
Câmbio | Automático CVT |
Transmissão final | Por correia dentada |
Quadro | |
Tipo | Underbone em aço |
Dimensões | |
Comprimento | 1.935 mm |
Largura | 685 mm |
Altura | 1.090 mm |
Distância mínima do solo | 117 mm |
Distância entre eixos | 1.280 mm |
Caster | 25º |
Altura do assento | 770 mm |
Peso seco | 103 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico hidráulico, curso de 90 mm. |
Traseira | Braço oscilante com 2 amortecedores, curso de 75 mm. |
Roda dianteira | De liga leve, 16 polegadas. |
Roda traseira | De liga leve, 16 polegadas. |
Pneu dianteiro | 70/90 – 16 36 P |
Pneu traseiro | 80/90 – 16 43 P |
Freio dianteiro | Disco ventilado de 220 mm de diâmetro mordido por pinça de 2 pistões. |
Freio traseiro | A tambor de 130 mm |
Preço sugerido (2011) | 6459 |
Cores (2011) | Vermelha, Prata ou Preta |