Yamaha YZF-R1 2012 no Brasil

A Yamaha anunciou o lançamento da versão 2012 da sua Super Esportiva, a YZF-R1.

UPDATE: A R1 2012 americana e européia já foi lançada! Ela é diferente desta nacional. Veja a R1 aqui!
Mais conhecida apenas por “R1”, a versão 2012 da 1000cc Super Esportiva da Yamaha traz como novidade apenas os novos grafismos e cores. No mais, continua igual ao modelo do ano anterior. Não que precise de melhorias! A R1 continua sendo referência no seleto grupo das motos mais velozes do planeta.

Yamaha YZF-R1 2012 Vermelha Direita


A R1 tem um motor de exatas 998cc, divididos em 4 cilindros em linha com refrigeração liquida e alimentação por injeção eletrônica. Até aqui, nada de novo, pois esta é a receita de quase todas as motos desta categoria. Mas existe uma grande diferença entre este motor e os demais: O virabrequim.

O virabrequim Crossplane é desenhado de modo que faça os pistões se movimentar de forma diferente dentro do motor. As ignições são feitas em anglos irregulares, de 90-270-90-270 graus, diferente do tradicional 90-180-270-360. Desta forma, o comportamento do motor fica muito parecido com o de um motor V4. De fato, este virabrequim é como um motor V8 cortado ao meio. Esta configuração resultou em uma entrega de torque mais linear, deixando a moto mais fácil de controlar e com mais força em baixa e média rotação, ao mesmo tempo entregando mais potência quando ela é mais exigida: Em alta.

Virabrequim Crossplane e pistões

Muita gente critica este virabrequim por conta do som diferente do motor. É muito mais parecido com um som de uma moto bicilíndrica do que com o ronco constante dos 4-cilindros tradicionais. Mas sem dúvida a Yamaha sabe o que faz, já que a moto é recheada de tecnologia desenvolvida no MotoGP com a sua M1.

No Brasil a moto é importada oficialmente pela Yamaha, e já pode ser encontrada em toda a rede de concessionários. O preço sugerido é de R$ 57.000,00, e as cores de 2012 são a tradicional Preta, a Azul-e-branco, e a Vermelha-e-preta com grafismos, que na minha opinião, é a mais legal.

Yamaha YZF-R1 2012 Vermelha na pista de frente

Especificações

Motor
Tipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas (8 de admissão são de titânio), virabrequim tipo “Crosssplane”
Cilindrada 998 cc
Potência máxima 179,3 hp @ 12.500RPM (sem admissão forçada)
Torque máximo 10,03 kgm.f @ 10.500 RPM
Combustível
Alimentação Injeção eletrônica YCC-T e YCC-I
Tanque de combustível 18 litros
Eletrônica
Ignição Eletrônica transistorada
Partida Elétrica
Farois 12 V, 55/60W x2
Transmissão
Embreagem Multidisco banhada a óleo
Câmbio Manual, sequencial, 6 velocidades
Transmissão final Por corrente com O-Ring
Quadro
Tipo Deltabox em alumínio
Chassis
Comprimento 2.070 mm
Largura 713 mm
Altura 1.130 mm
Distância entre eixos 1.415 mm
Caster 24º
Altura do assento 833 mm
Peso seco 177 kg
Peso em ordem de marcha 206 kg
Capacidade máxima de carga 180 kg
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico invertido de 43mm, curso 119mm com ajuste de pré-carga, compressão e retorno.
Traseira Amortecedor único hidráulico com reservatório anexado, ajustável para baixa e alta velocidade na pré-carga, retorno e compressão.
Roda dianteira De liga leve, 17 polegadas
Roda traseira De liga leve, 17 polegadas
Pneu dianteiro 120/70 ZR17 M/C, sem câmara
Pneu traseiro 190/70 ZR17 M/C, sem câmara
Freio dianteiro Disco Duplo de 310mm com pinças de 6 pistões montadas radialmente.
Freio traseiro Disco simples de 220mm com pinça de 1 pistão.
Cores Vermelha, Azul ou Preta
Preço R$ 57.000,00

Veja também