BMW G650GS Sertão – O retorno ao off-road
Quando a BMW apresentou a versão 2012 da BMW G650GS, muita gente se assustou um pouco pois a moto ficou mais on do que off-road, graças as rodas de liga leve.
Eis que a BMW lança a versão Sertão da G650GS, uma moto que mantém as mesmas características das suas antecessoras, mas com mais possibilidades para o fora-de-estrada do que a versão normal.
O que mais chama a atenção certamente é o novo grafismo branco e azul no tanque, e detalhes em preto fosco. Somando isso ao fato da moto ter ficado mais alta, temos uma verdadeira moto de enduro.
Mecanicamente, a G650GS Sertão se difere da versão normal por ter o curso da suspensão dianteira aumentado para 210mm, roda dianteira passou de 19 para 21 polegadas, e rodas e pneus mais estreitos, que são melhores para uso off-road.
Além disso, a moto já vem equipada com alguns acessórios, como para-brisa mais alto, protetor de cárter, protetores de mão e tomada 12V, além do ABS e manoplas aquecidas de série da G650GS.
O nome Sertão é uma clara homenagem ao Brasil, fora a Alemanha, o único país do mundo a produzir motos da BMW. É interessante ver uma moto com nome Brasileiro, em meio a tantas outras motos com nomes estrangeiros.
A G650GS Sertão deve chegar as lojas BMW em Janeiro de 2012, e seu preço será de R$ 32.800,00.
Ficha técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 1 cilindros, 4 válvulas, DOHC, refrigerado a líquido e cárter úmido. |
Cilindrada | 652cc |
Diâmetro x Curso | 100,0 x 83,0 mm |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Potência máxima | 50 cv @ 6.500 RPM |
Torque máximo | 6,1 kgf.m @ 5.000 RPM |
Marcha Lenta | 1.450 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 3,0 litros |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Tanque de combustível | 14 litros (sendo 4 reserva) |
Eletrônica | |
Ignição | ECU/CDI |
Partida | Elétrica |
Saída do Alternador | 400 W |
Farois | 12V 55/60W H4 |
Transmissão | |
Embreagem | Multi-discos banhada a óleo com acionamento mecânico. |
Câmbio | Manual de 5 marchas |
Transmissão final | Por corrente #520 com o-ring |
Quadro | |
Tipo | Berço Semiduplo em aço tubular com gaiola traseira em alumínio. |
Dimensões | |
Comprimento | 2.174 mm |
Largura | 920 mm |
Altura | 1.770 mm |
Distância mínima do solo | 185 mm |
Altura do assento | 880 mm |
Peso seco | 175 kg |
Peso em ordem de marcha | 193 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico hidráulico de 41 mm de diâmetro com ajuste de pré-carga da mola de retorno, curso de 210 mm. |
Traseira | Braço oscilante em alumínio monoamortecido com ajuste de pré-carga da mola, curso de 195 mm. |
Roda dianteira | Raiada, de 21 polegadas. |
Roda traseira | Raiada, de 17 polegadas. |
Pneu dianteiro | 100/90 21 |
Pneu traseiro | 120/70 17 |
Freio dianteiro | Disco duplo ventilado, de 300 mm, mordido por pinças de 2 pistões, com ABS desconectável. |
Freio traseiro | Disco simples de 240 mm mordido por pinça de 1 pistão, com ABS desconectável. |
Preço sugerido (2012) | 32800 |
Que você achou?