Retrospectiva 2011
E chega mais um final de ano, e como é tradicional, faço um post sobre tudo o que de mais relevante aconteceu no mundo das motos e no Motos Blog.
Para o mercado
2011 foi um ano de muitos lançamentos. Se em 2010 o grande destaque foi a Kawasaki, recheando o mercado com novos e competitivos modelos, 2011 foi o ano da BMW, que mostrou que veio para ficar, investindo forte na nacionalização de modelos consagrados e na expansão da rede autorizada. Da marca alemã, os principais lançamentos foram a nova G650GS, reestilizada, a novíssima G650GS Sertão, que leva um nome brasileiro no tanque para mostrar que é no Brasil a sua maior aposta, além é claro, da F 800 GS e da F 800 R, todas “fabricadas” na fábrica da Dafra, em Manaus.
Além da BMW, a Kawasaki continuou com sua expansão, mas de forma menos acentuada. Os novos modelos foram a Z1000, a Ninja 1000, a Ninja 650R, a nova ZX-10R e a Contour 1400. Os modelos de 2010 foram todos mantidos.
A Yamaha em 2011 fez aquela manobra estranha de lançar a Fazer 250 LE 2011, sendo apenas o modelo antigo, com novos grafismos e detalhes, e 1 mês depois, lançando o modelo 2012 totalmente reestilizado… Na minha opinião, um banho de água fria em quem comprou o modelo LE. Mas fora isso, a XT 660R, que abaixou de preço agora no fim do ano, e o lançamento da XT660Z Ténéré, e da XT1200Z Super Ténéré. São motos bem bacanas e que tem grande potencial de vendas no Brasil.
A decepção este ano foi a Suzuki, que lançou apenas a Burgman i e a GSR150i, e reestilizou a Bandit 1250, a Bandit 650 e a Boulevard M800. Fora isso, nada. Nada de V-Strom 650 nova, nada de ABS (apenas a Burgman 650 tem ABS), e nada de motos na faixa de 250cc.
A Dafra (quem diria!) é que está começando a reagir e tentando apagar a primeira impressão que causou com a Laser 150, a Speed 150 e a Kansas 150, motos que apresentaram muitos problemas. Agora a marca está trazendo modelos melhores e mais bem acabados, como a Apache RTR 150 e a Citycom 300i, da Taiwanesa Sym, além de fechar parcerias com a BMW e MV Agusta. Acho que em 2012 veremos o início de uma grande virada desta marca.
A Kasinski também surpreendeu neste ano, principalmente no Salão Duas Rodas. Trouxe a Comet GT650 por R$ 19.900, preço extremamente competitivo e, de longe, o mais baixo nesta faixa de cilindrada. Trouxe também a Comet 150SR, uma pequena carenada que parece muito bem acabada, e manteve bons preços na Comet 250 GT e GTR. Se mantiver essa agressiva política de preços, e investir na ampliação da rede autorizada, pode ganhar muitos novos clientes em 2012.
Para o Motos Blog
Para mim, 2011 foi um ano bem diferente. Foi o ano em que comecei a trabalhar em São Paulo, e pude presenciar o que os motociclistas dessa cidade vivem diariamente. Foi um ano repleto de acontecimentos, em sua maioria bons, como os passeios para Ubatuba e para Extrema, e alguns ruins, como o passeio frustrado para Ubatuba, onde tivemos um acidente em nosso grupo. Além desses passeios, fomos também para Jaguariúna uma segunda vez, para Campos do Jordão, Curitiba, sem contar os inúmeros passeios e viagens curtas. Foi um ano bem animado.
Para o Motos Blog, foi um ano bem legal. Mais-que-dobrou a quantidade de assinantes do boletim e do Feed RSS, o que mostra que o conteúdo do Motos Blog agrada as pessoas e elas querem sempre mais. Também foi o ano em que fiz uma cobertura muito bacana do Salão Duas Rodas. Diria, sem medo de soar pretencioso, que foi a maior cobertura dentre os blogs e sites especializados. Muitas fotos, informações em quase todos os dias do evento. Foi muito cansativo fazer isso sozinho, mas valeu a pena, pois no mês de Outubro os acessos do blog aumentaram consideravelmente, trazendo novos leitores. E eu também tive a oportunidade de fazer alguns bons contatos comerciais, que certamente vão possibilitar o blog crescer ainda mais.
Muitas parcerias foram firmadas, entre elas, a Schio, fabricante de calçados que anunciou initerruptamente aqui no Blog em 2011. Outras grandes parceiras foram a JWT a Hi-Midia, e a Media Contacts. Agradecimentos especiais a estas empresas. Agradecimentos também ao Antônio Celestino da Norep motos, que além de fazer publicidade no Motos Blog, também fez a cobertura do Maceiócycle 2011. E ao Piréx, do diário de bordo, que embarcou comigo na ideia maluca de criar um podcast sobre motos, o Motocast. Em breve, novos episódios!
E por último, mas certamente muito mais importante, um agradecimento especial a você que lê o Motos Blog. É graças a você que tudo isso é possível. A maior motivação para continuar este trabalho é receber o seu retorno positivo, seja por e-mail, comentário, ou simplesmente, por manter sua assinatura. É o maior indicador de que estou no caminho certo e que ainda há grande possibilidade de crescimento.
Quero desejar um Feliz 2012 a você e sua família, e que neste ano realize todos os seus projetos! E que venha 2012!