Kawasaki Ninja 650 2013 completamente renovada
A Kawasaki apresentou no Brasil a nova versão da Ninja 650, completamente renovada na versão 2013.
Com novo chassi, novas suspensões, novas carenagens, novo painel e motor modificado, a Ninja 650 é uma sport-turing completíssima. Muito versátil, pode ser usada tanto no dia-a-dia quanto quanto passeios de final de semana e viagens mais longas.
Nesta versão 2013, a moto foi completamente renovada. Tal qual a sua irmã pelada, a ER-6n 2013, a Ninja 650 2013 ganhou um novo chassi de treliça, tendo ficado um pouco mais curto, abaixado um pouco a altura do assento e ganhado rigidez, para garantir movimentos precisos em qualquer situação.
O quadro elástico (balança) é feito dos mesmos tubos que o quadro, e alinhado perfeitamente a coluna principal, conferindo um visual único para a moto, que só é interrompido pelo amortecedor traseiro praticamente horizontal, localizado na lateral direita da moto.
A suspensão dianteira continua convencional com tubos de 41mm de diâmetro, assim como o amortecedor traseiro, de montagem quase-horizontal. Mas o curso foi ligeiramente aumentado, privilegiando o conforto.
O motor bicilíndrico de 649cc refrigerado a líquido continua privilegiando o torque em média rotação, mas agora apresenta uma curva de torque maior ainda, que faz o torque aparecer ainda mais, graças ao novo sistema de exaustão, que privilegia grande vazão em alta rotação mantendo boa compressão em baixa rotação.
O motor é o mais compacto da categoria, e aliado ao novo quadro, faz da Ninja 650 uma moto bem estreita, tornando-a a mais versátil também.
Também são novidades as novas carenagens, com formas mais pontiagudas e aerodinâmicas e o novo tanque de combustível ligeiramente maior. O painel também é novo, com um grande mostrador digital para o velocímetro e com tacômetro analógico logo acima.
O preço da Ninja 650 2013 é de R$ 27.990,00 na versão sem ABS, e R$ 29.990,00 na versão com ABS.
Ficha técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 2 cilindros paralelos, 8 válvulas, DOHC, refrigerado a líquido e cárter seco. |
Cilindrada | 649 cc |
Diâmetro x Curso | 83,0 x 60,0 mm |
Taxa de compressão | 10,8:1 |
Potência máxima | 72,1 cv @ 8.500 RPM |
Torque máximo | 6,7 kgf.m @ 7.000 RPM |
Marcha Lenta | 1.100 RPM +/- 100 |
Capacidade de óleo | 2,4 litros |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Tanque de combustível | 16 litros |
Eletrônica | |
Ignição | ECU/CDI |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V 10Ah selada |
Farois | 12V 55W H11 x2 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
Câmbio | Manual sequencial de 6 marchas |
Redução final | 15/46 |
Transmissão final | Corrente com o-ring |
Quadro | |
Tipo | Perímetro em aço de alta rigidez |
Dimensões | |
Comprimento | 2.100 mm |
Largura | 770 mm |
Altura | 1.180 mm |
Distância mínima do solo | 130 mm |
Distância entre eixos | 1.410 mm |
Caster | 25° |
Trail | 106 mm |
Altura do assento | 805 mm |
Peso em ordem de marcha | 209 kg (211 kg ABS) |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico de 41mm de diâmetro, 120mm de curso. |
Traseira | Braço oscilante monoamortecido, pré-carga da mola ajustável, 125mm de curso. |
Roda dianteira | De liga leve, de 17 polegadas. |
Roda traseira | De liga leve, de 17 polegadas. |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17 58W (sem câmara) |
Pneu traseiro | 160/60 ZR17 69W (sem câmara) |
Freio dianteiro | Dois discos flutuantes em formato de pétala e ventilados, de 300 mm, mordido por duas pinças flutuantes de 2 pistões cada. Com ABS opcional. |
Freio traseiro | Disco único ventilado em formato de pétala, de 220 mm, mordido por pinça de 1 pistão, com ABS opcional. |
Preço sugerido (2013) | R$ 27.000,00 Standard, R$ 29.000,00 ABS. |
Cores (2013) | Verde (Lime Green) ou Preta |
E ai? Que achou da nova Ninja 650 2013?