Nova Kawasaki Ninja 250R 2013
Foi lançada na indonésia na última semana a nova versão da Kawasaki Ninja 250R, reestilizada e com algumas novidades mecânicas!
A esportiva bicilindrica de 250cc foi anunciada com diversas modificações. A pequena esportiva da Kawasaki faz bastante sucesso aqui no Brasil. Sendo a moto mais vendida da categoria, concorrendo com Comet 250 GTR e, mais recentemente, com a CBR250R e a Dafra Roadwin 250.
As principais novidades são as seguintes:
A completa reestilização da moto, agora com visual fortemente inspirado no da ZX-10R, tanque, rabeta, faróis, tudo remete a super esportiva da Kawasaki. A ponteira de escape, no entanto, lembra a da ZX-14R.
Novo chassi tipo Diamond, onde o motor faz parte da estrutura, o que confere mais rigidez e leveza ao conjunto. As suspensões também foram atualizadas para funcionar em conjunto com as novas medidas de pneus mais largos, que agora serão 110/70 R17 e 140/70 R17.
O motor foi completamente revisto. Ele continua sendo um bicilíndrico de 249cc, mas agora ele possui cilindros em alumínio sem camisa e com revestimento especial para reduzir o atrito (comum nas motos esportivas de maior cilindrada modernas), novos pistões forjados e sistema de refrigeração melhorado para aumentar o desempenho. A potência máxima declarada é de 32cv, menor do que a da Ninja vendida por aqui atualmente, que tem 33 cavalos, mas acho que ao se nacionalizada por aqui ela deve ser um pouco mais potente.
A moto também contará com freios ABS opcionais, opção até então inexistente.
Outra grande novidade é o novo painel, completo e totalmente eletrônico, com um grande conta-giros analógico e demais instrumentos digitais.
Aqui no Brasil, a reação da Kawasaki foi baixar o preço do modelo atual para R$ 13.990 + frete. As concessionárias daqui de São Paulo estão praticando o valor de R$ 14.990 com frete incluso. Conversando com um vendedor, ele “acredita” que a nova versão da Ninja 250R chega em Janeiro do ano que vem por R$ 16 mil. Eu pessoalmente acho que chega mesmo em Janeiro, no entanto, em Novembro deste ano tem Salão da Motocicleta, e provavelmente haverá um exemplar deste novo modelo em exposição, além de informações mais precisas sobre datas e preços.
Ficha técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 2 cilindros paralelos, 8 válvulas, DOHC, refrigerado a líquido. |
Cilindrada | 249 cc |
Diâmetro x Curso | 62,0 x 41,2 mm |
Taxa de compressão | 11,3:1 |
Potência máxima | 32 cv @ 11.000 RPM |
Torque máximo | 2,1 kgf.m @ 10.000 RPM |
Marcha Lenta | 1.400 RPM +/- 100 |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica – corpo de 28mm x2 |
Tanque de combustível | 17 litros |
Eletrônica | |
Ignição | ECU/CDI |
Partida | Elétrica |
Bateria | 12V 6Ah selada |
Farois | 12V 55W H7 x2 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
Câmbio | Manual sequencial de 6 marchas |
Transmissão final | Corrente com o-ring |
Quadro | |
Tipo | Diamond Tubular em Aço |
Dimensões | |
Comprimento | 2.010 mm |
Largura | 715 mm |
Altura | 1.110 mm |
Distância entre eixos | 1.400 mm |
Caster | 27° |
Trail | 93 mm |
Altura do assento | 785 mm |
Peso em ordem de marcha | 172 kg (174 kg ABS) |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico, tubos de 37mm, 120 mm de curso. |
Traseira | Braço oscilante monoamortecido Uni-Trak com gás, pré-carga da mola ajustável, 130 mm de curso. |
Roda dianteira | De liga leve, de 17 polegadas |
Roda traseira | De liga leve, de 17 polegadas |
Pneu dianteiro | 110/70 17M/C 54S (sem câmara) |
Pneu traseiro | 140/70 17M/C 66S (sem câmara) |
Freio dianteiro | Disco pétala ventilado de 290mm de diâmetro e pinça de 2 pistões. |
Freio traseiro | Disco pétala ventilado de 220mm de diâmetro e pinça de 2 pistões. |
Cores (2013) | Verde, Preta, Branca ou Vermelha (STD), Verde/Preta ou Vermelha/Branca (ABS) |
E ai? Que achou desta nova versão da Ninjinha? Deixe um comentário!